AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, fevereiro 18, 2004

Natural Fashion leva produtos exclusivos do Brasil para a Biofach

Cooperativa paraibana espera conquistar mercado exterior com a apresentação de peças feitas em algodão colorido

A oportunidade de expor os 105 tipos de produtos feitos com algodão colorido e a busca por uma fatia do mercado no exterior são os dois motivos que estão levando a empresa paraibana Natural Fashion para a Biofach 2004. A cooperativa foi criada para facilitar as compras e vendas do Consórcio Exportação, inaugurado em 2000, que começou a atuar com dez empresas do estado interessadas em vender seus produtos para fora do Brasil. Hoje, a Natural Fashion é formada por 22 cooperadas e 33 membros, entre empresários e colaboradores, além de empregar 300 artesãos.
Roupas, acessórios e artigos de decoração são as peças que formam o catálogo da Natural Fashion. Com o apoio da Agência de Promoção de Exportações, a cooperativa já representou o Brasil em eventos internacionais de moda do Chile, Estados Unidos e Holanda.
A presidente do Consórcio Exportação Maísa Gadelha, também proprietária da empresa Mix Malhas que faz parte da cooperativa, explica que a comercialização de produtos da Natural Fashion para outros países está dando agora seus primeiros passos. “Em dois meses, estaremos abrindo uma franquia em Portugal”. Ela complementa que a cooperativa também tem um contrato de distribuição na Espanha.
No Brasil, a cooperativa conta com representantes no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Assim, a comercialização dos produtos das empresas cooperadas é feita para todos os estados brasileiros. “No último São Paulo Fashion Week (27/01 a 01/02), um dos maiores eventos do calendário de moda brasileiro, o estilista Ronaldo Fraga usou o algodão colorido da Paraíba em suas roupas”, ressalta Maísa.
A produção de algodão colorido na Paraíba é fruto de uma parceria entre a Natural Fashion com o governo do estado. “Apresentamos o projeto de plantio do algodão geneticamente melhorado e os técnicos do governo compraram a idéia”, explica Maísa. Toda a produção desse tipo de algodão, que começou com 600 hectares e depois passou para 1,5 mil hectare, é adquirida pela cooperativa. Mas outros empreendedores já começam a fazer pedidos de compra da matéria prima aos produtores de algodão colorido.
Hoje, o estado já conta com 6 mil hectares, a maior área plantada de algodão colorido do mundo. De acordo com a presidente do Consórcio Exportação, esse tipo de algodão já nasce em cor, não é geneticamente modificado. Maísa diz que a Paraíba já foi um dos grandes produtores de algodão e perdeu espaço com o tempo. “Com a utilização da matéria prima orgânica e ecologicamente correta nas nossas peças estamos também aumentando as possibilidades de crescimento dessa produção”.


Serviço: Maísa Gadelha: (83) 9971-1570/ 337-7077
ASN – Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog