AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, fevereiro 18, 2004

Produtor cearense vai exportar até 400 toneladas de frutas orgânicas em 2004

A Bonafrux também faz irrigação e reflorestamento com mudas de árvores originárias da região

O presidente da Bonafrux Agrícola, Flávio Pinto, se orgulha de sempre ter investido em alimentos orgânicos. A empresa cearense possui área de 230 hectares no perímetro irrigado da região do Baixo Acaraú. Para a safra de 2004, planeja plantar até 20 hectares de melão, inclusive do tipo Piel de Sapo.
Com uma produção de fruticultura tropical iniciada em 2003, a empresa cearense já exportou para a Europa melões da variedade Yellow Honeydew, certificados pelo IBD. A meta é exportar até 400 toneladas de frutas esse ano.
“Na Biofach, vamos manter contato com clientes de diversas partes do mundo para conhecer suas necessidades e poder satisfazê-las num futuro próximo”, afirma Pinto. Para isso, a Bonafrux conta com o apoio de instituições de financiamento, como o Banco do Brasil. O banco possui a linha de crédito, chamada BB Agricultura Orgânica, específico para alavancar resultados na produção de alimentos ecologicamente corretos.
Entre as vantagens da produção pelo método orgânico, Flávio Pinto cita a segurança alimentar proporcionada aos consumidores, sem abrir mão do sabor. Na área de produção, o bem-estar dos colaboradores também aumenta. De acordo com Pinto, eles trabalham com a consciência de fazer parte de uma cadeia que está contribuindo de alguma forma para a preservação da Terra.
O presidente entende que somente produzir organicamente não é suficiente. Por isso, desenvolveu também um trabalho de reflorestamento de áreas de mata nativa com mudas de árvores originárias da região. O trabalho é de preservação e, em algumas partes, de irrigação da terra.
Segundo o presidente da Bonafrux, o grande desafio para implementar um cultivo orgânico, principalmente nos trópicos, é a falta de conhecimento dos produtores e de pesquisas na área. Ele informa que tudo ainda está muito incipiente. “Um de nossos objetivos é desenvolver conhecimento de produção de alimentos orgânicos no semi-árido e região costeira do Nordeste brasileiro”, ressalta.
Para alcançar esse objetivo, a empresa tem buscado firmar parcerias com instituições de pesquisa. “Mantemos contato com pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical, situada em Fortaleza (CE), que nos têm dado excelente apoio”, conta.

Serviço: Flávio Pinto: (85) 9983-2225
ASN – Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog