AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, fevereiro 18, 2004

Tribunal popular quer "julgar" disseminação de transgênicos no Brasil

Um grupo gaúcho se reuniu e vai organizar um "julgamento simbólico" da multinacional Monsanto e da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), supostas responsáveis pela "introdução e disseminação ilegal das plantas transgênicas no Brasil".
O evento, chamado Tribunal Internacional Popular sobre Transgênicos, deverá ocorrer em 11 de março, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
De acordo com o advogado Eduardo Faria, um dos responsáveis pela organização do tribunal, embora o processo seja conduzido no mesmo formato de um julgamento real, não possui qualquer valor oficial. "Nosso objetivo é estabelecer um debate público sobre os transgênicos", afirma o advogado.
Na manhã desta terça-feira, o grupo realizou uma manifestação em frente à sede da Monsanto e da Farsul em Porto Alegre. A intenção era entregar a "intimação" para o julgamento. Entretanto, de acordo com Faria, tanto a Farsul quanto a Monsanto se recusaram a recebê-la.

Outro lado
Segundo Nestor Hein, diretor jurídico da Farsul, a federação não se recusou a receber a intimação. "Nós queríamos tirar fotos e pedimos a identificação das pessoas, mas elas fugiram", disse.
De acordo com Hein, a Farsul não tem interesse em participar do julgamento. "Não aceitamos participar de um evento que parte do princípio de que a Farsul é ré", declarou Hein. "É um evento tendencioso, cujos participantes são todos contrários aos transgênicos."
Já a Monsanto divulgou uma nota declarando que não recebeu o convite. Mas, de acordo com sua assessoria, não deve fazer parte do julgamento pois entende que o evento não tem força legal.
"Acreditamos que todos têm o direito e a liberdade de manifestar as suas opiniões. Mas a ciência deve estar acima de qualquer interesse político ou ideológico, e as decisões tomadas com base em fatos e resultados de estudos científicos comprovados, não em suposições ou mitos. A Monsanto não foi convidada para participar do Tribunal Internacional Popular sobre Transgênicos que acontecerá em Porto Alegre. E entende que o evento não tem força legal", diz o comunicado publicado na íntegra.

Fonte: Agência Folha

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog