AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, janeiro 28, 2004

MAPA INTENSIFICA VIGILÂNCIA CONTRA A GRIPE DO FRANGO

Dez países estão impedidos de exportar para o Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), preocupado com o avanço da influenza aviária altamente patogênica (“gripe do frango”) no continente asiático, ampliou para dez o número de países com restrições de vendas ao Brasil de aves vivas, carne de aves “in natura”, produtos e subprodutos avícolas não submetidos a tratamentos capazes de tornar inativo o vírus da doença. Está proibida a entrada de produtos da Coréia do Sul, Vietnã, Japão, China, Camboja, Tailândia, Taiwan, Laos, Indonésia, além da suspeita da enfermidade no Paquistão. O MAPA determinou ainda a intensificação da vigilância da fiscalização nos portos e aeroportos a partir de uma maior rigidez no controle das bagagens originárias desses países.
O Departamento de Defesa Animal do MAPA alerta aos produtores avícolas sobre a importância da notificação de qualquer suspeita da enfermidade aos órgãos de defesa sanitária animal nos estados por meio das Delegacias Federais da Agricultura ou das Secretarias de Agricultura. O Gerente do Programa Nacional de Sanidade Avícola, Egon Vieira da Silva, recomenda que não sejam permitidas visitas de pessoas oriundas dos países que apresentam a enfermidade a estabelecimentos avícolas.
Para impedir a entrada e disseminação da doença no país, o Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), em vigor desde 1994, tem desenvolvido estudos de atividade viral e vigilância para a doença de “Newcastle”, que também é uma doença da “Lista A” da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial. As principais via de transmissão do vírus da influenza aviária são excreções.
O primeiro caso de transmissão de influenza aviária para humanos ocorreu em 1997, em Hong Kong, e provocou 18 casos e 6 mortes. Estudos genéticos subseqüentes associaram este surto em humanos a um surto de influenza aviária. Foram sacrificadas em torno de 1,5 milhão de aves domésticas naquele país. Outros surtos de influenza aviária em humanos foram identificados recentemente: um surto em Hong Kong em fevereiro de 2003, com dois casos e uma morte; e outro na Bélgica e Holanda, em abril de 2003, com 83 casos e o óbito de um veterinário e secreções de aves migratórias.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DIVISÃO DE IMPRENSA
FONES (61) 218-2203/2204/2205 - FAX: 322-2880

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog