AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, janeiro 21, 2004

MAL DA VACA LOUCA NOS EUA

Oportunidade para o Brasil no comércio internacional de carne bovina é real, afirma presidente da Associação Brasileira do Novilho Precoce. Consumo e preços já caíram nos EUA
Um mês após a confirmação de um caso do mal da vaca louca, os preços da carne bovina já caíram cerca de 20% nos Estados Unidos. A informação é de Constantino Ajimasto Jr., presidente da Associação Brasileira do Novilho Precoce (ABNP), e tem como fonte grupos pecuários que investem em pecuária nos EUA.
"Esse dado, associado ao fato de que 7% dos consumidores norte-americanos simplesmente cortaram a carne bovina de suas refeições e que 19% diminuíram a quantidade do produto, conforme pesquisa feita naquele país, permite avaliar duas coisas: os prejuízos da pecuária norte-americana em 2004 deverão superar os bilhões de dólares e os Estados Unidos certamente exportarão bem menos do que as 1,2 milhão de toneladas vendidas no ano passado", afirma Ajimasto.
Para o presidente da ABNP, num primeiro momento o mal da vaca louca nos EUA tem efeito negativo globalmente, com a redução do consumo de carne bovina. Mas, entende o dirigente, como ocorreu na Europa a demanda volta gradativamente a aumentar a partir do momento em que as medidas sanitárias cabíveis são tomadas.
"De qualquer maneira, entendo que as exportações brasileiras de carne bovina devem subir pelo menos 10% a 15% em decorrência da doença e concordo com as medidas já anunciadas pelo ministro Roberto Rodrigues, incluindo o envio de uma missão técnica e de produtores ao Japão e países asiáticos para mostrar ao maior comprador de carne bovina no mundo que temos todas as condições de fornecer carne de excelente qualidade e com segurança alimentar", afirma Constantino Ajimasto Jr, que também é membro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina.



Atendimento à Imprensa:
Texto Assessoria de Comunicações: telefone (11) 3675-1818
Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)
Coordenação: Nadia Andrade (nadia@textoassessoria.com.br)
Atendimento: Vinicius Volpi (vinicius@textoassessoria.com.br)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog