AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, julho 07, 2004

XIII EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE QUISSAMÃ RESGATA PROGRAMAÇÃO TÉCNICA

Município do Norte fluminense alia alta tecnologia e atrações festivas durante quatro dias de evento

As informações técnicas são valiosas para os produtores rurais, assim como o conhecimento sobre o mercado para melhor comercialização de suas safras. Com objetivo de atender esta demanda, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Quissamã (Semag) vai promover dois dias de encontros técnicos durante a XIII Exposição Agropecuária, Turística e Industrial de Quissamã, que acontecerá entre 15 e 18 de julho, no Parque de Exposições Renato Queirós Carneiro da Silva.
Na quinta-feira, dia 15, o I Encontro de Produtores de Coco de Quissamã reunirá palestras sobre tecnologia e comercialização no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Quissamã. Além de painéis sobre o desenvolvimento do município a partir da comercialização do coco in natura e da água de coco, os participantes terão acesso a experiências de outras regiões, com apresentação dos especialistas em fruticultura, Fernando Abreu, pesquisador da Embrapa no Ceará, e Aluísio Gomes, presidente do GCV, de Petrolina.
Na sexta-feira, a programação será aberta pela inauguração da I Etapa do Projeto de Irrigação do Canto de Santo Antônio, com apresentação do projeto e visita ao longo do canal de irrigação. Às 11h30, começa o Quissamã Show Agrícola, que reunirá empresas de implementos agrícolas de todo o país para demonstrações de como funcionam as mais modernas e máquinas e equipamentos disponíveis no mercado. Os fabricantes darão ênfase às culturas do coco, abacaxi, cana-de-açúcar e mandioca, principais atividades do município.
“Nos inspiramos no Agrishow, um dos maiores eventos do gênero no mundo, realizado em Ribeirão Preto (SP). A idéia é resgatar a proposta técnica dos eventos agropecuários, apresentando aos produtores locais a mais alta tecnologia existente hoje. No encontro do coco daremos ênfase aos projetos de comercialização, uma vez que a produção já está consolidada no município, maior produtor de coco anão verde do estado do Rio de Janeiro”, destaca o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Haroldo Carneiro.
A XIII Exposição Agropecuária, Turística e Industrial de Quissamã reunirá exposição de animais, feira de indústria e comércio, rodeios e shows. A abertura oficial da exposição agropecuária acontece no dia 15, às 18 horas, após o encontro dos produtores de coco. Veja programação abaixo.

Projeto de irrigação
A Secretaria Municipal de Agricultura de Quissamã (Semag) lançará durante a XIII Exposição Agropecuária, Turística e Industrial de Quissamã a primeira fase do projeto de Irrigação do Canto de Santo Antônio. Trata-se de um antigo Projeto de irrigação do Norte Fluminense (Projir) desenvolvido na década de 80 pelo extinto Instituto de Açúcar e do Ácool (IAA) para irrigar 200 mil hectares de terra no Norte fluminense.
Os planos não foram concretizados, mas o problema de falta de chuvas persiste na região. Certa de que a irrigação é o componente que falta para que haja desenvolvimento sustentável em Quissamã, a Secretaria de Agricultura decidiu atualizar o projeto e adaptá-lo para o município. A primeira etapa já começou e vai irrigar 1,5 mil hectares e beneficiar 40 famílias de agricultores. O projeto total vai irrigar 12,5 mil hectares e atender a 180 pequenos produtores. Os investimentos iniciais são da ordem de R$ 4,5 milhões.
A água será captada do Canal Campos-Macaé, segundo maior canal escavado do mundo, construído pelos escravos para escoamento de açúcar na época dos Engenhos de Cana-de-Açúcar. O canal foi revitalizado e, através de bombas, a água está sendo captada para irrigar uma área que está 10 metros acima do nível do mar. No futuro essa água será levada a 20 metros acima do nível do mar.
“A idéia é estimular a criação de um condomínio de produtores que sustente o abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica. Assim, a produtividade e a independência da região estarão garantidas”, acrescenta Haroldo Carneiro.
O Canto de Santo Antônio é um projeto piloto para garantir a completa irrigação dos Tabuleiros de Quissamã, que abrange um total de 12 mil hectares. O projeto completo, maior da região Sudeste, deverá ser concluído em quatro anos e absorverá cerca de R$ 25 milhões.

Programação da Exposição

14 de Julho
Recepção de Animais
Shows: Kleber Lucas - 18h – Palco Oficial
Alma Gêmea – Palco – 21h
Jeito Moleke – Palco - 23h
Ninil e Banda - Tattersal - 24:00

15 de julho
1º Encontro de Produtores de Coco de Quissamã – 15h
Auditório Municipal da Prefeitura de Quissamã
Shows: Amado Batista, 23h – Palco Oficial
Lenildo e Banda – Tattersal – 24h

16 de julho
Quissamã Show Agrícola - 9h
Inauguração do Projeto Piloto de Irrigação de Canto de Santo Antônio
Local: Horto Municipal de Quissamã
Shows: Babado Novo – 23h – Palco Oficial
Zazal – Tattersal – 24h

17 de julho
Quissamã Show Agrícola - Horto Municipal - 9h
Local: Horto Municipal de Quissamã
Copa Nova Era de Motocross (treino) – 12 h - Parque de Exposições
Show : Simone – 23h – Palco Oficial
Forró Pai D`Égua – Tattersal – 24h

18 de julho
Copa Nova Era de Motocross – 13 h
Final do I Campeonato Quissamaense de Laço regional em Equipe – 13h
Local: Parque de Exposições
Shows: Chitãozinho e Xororó – 23h – Palco Oficial
Beto e Cia – Tattersal – 24h

15 a 18 de julho
Shows com Geraldão da Sanfona e Dedé e Cia no Quiosque de Alimentação – a partir das 22h
XIV Concurso Leiteiro - às 8h e às 20h
5ª Etapa da Copa Atlântico Nelore – a partir das 9h
Provas Hípicas com o Clube do Cavalo de Quissamã – 9h
Cia. de Rodeio Tony Nascimento – às 21 h
Local: Parque de Exposições Renato de Queirós Carneiro da Silva

Mais informações:

Maria José de Queirós
(22) 2768-9300
ascom@quissama.rj.gov.br

Tatiana Siqueira
(21) 9888-6973
Tatiana.siqueira@globo.com

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog