AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, junho 23, 2004

Cultivo de algodão transgênico cresce na Índia

A produção de algodão geneticamente modificado da Índia deve aumentar este ano, principalmente devido ao grande interesse demonstrado pelos produtores em relação à nova tecnologia.
O cultivo, que está concentrado na região central e no extremo sul do país, entra em seu terceiro ano consecutivo e deve triplicar em relação ao ano passado.
Segundo dados do ISAAA (Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações de Agrobiotecnologia), a área plantada com algodão geneticamente modificado na Índia foi de cerca de 0,1 milhão de hectares em 2003.
Em abril deste ano, o governo indiano aprovou o cultivo e comercialização da quarta variedade de algodão transgênico resistente a insetos, desenvolvida pela empresa Rasi Seeds, por meio de tecnologia licenciada da Monsanto.
Estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em 2003, concluiu que a adoção de algodão geneticamente modificado resistente a insetos pode aumentar a produção em até 80% na Índia.
O algodão Bt, foi primeiro transgênico a ser permitido pelo governo indiano e carrega em seu código genético o gene da proteína de Bacillus thuringiensis, uma bactéria encontrada naturalmente no solo, que tem ação inseticida contra insetos que atacam as lavouras.
O algodão resistente a pragas foi a terceira planta geneticamente modificada mais cultivada no mundo em 2003, com 7,2 milhões de hectares, segundo dados do ISAAA (Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações de Agrobiotecnologia).

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog