AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, maio 13, 2004

China suspende importação de soja de empresas brasileiras

A China suspendeu as importações de soja de três empresas brasileiras – Cargill, Irmãos Trevisan e Bianchini – depois de ter rejeitado um carregamento contaminado por produtos químicos no mês passado, de acordo com informações da embaixada brasileira em Pequim.

A carga de 59 mil toneladas era transportada num navio que foi interceptado no porto de Xiamen, no sul da China. Teriam sido encontradas sementes tratadas com agroquímicos misturadas aos grãos.
A Administração Estatal de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AESQIQ) da China informou a embaixada da decisão no último dia 28 e as autoridades brasileiras já estão tomando "as medidas necessárias", segundo a representação diplomática.
O Ministério da Agricultura brasileiro emitiu uma nota no dia 30 dizendo que iria "suspender a emissão de certificado fitossanitário para exportação de soja em carregamentos do produto onde for constatada a mistura de grãos e sementes tratadas com agroquímicos."
Segundo o Ministério, a semente com agroquímico deveria ser exclusivamente usada para o plantio.

Maior importador
A Cargill, porém, disse não ter sido informada oficialmente da decisão. A empresa, que só falou à BBC Brasil por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que a carga em questão não saiu de um de seus terminais.
Nilo Trevisan, da empresa Irmãos Trevisan, por sua vez, disse que a sua participação no carregamento – de apenas 1000 toneladas – foi vendida para a Cargill e saiu da empresa gaúcha com o certificado fitossanitário.
A China é o maior importador de soja e o Brasil, o segundo maior exportador do produto – atrás apenas dos Estados Unidos.
Cerca de um terço das exportações brasileiras do grão no ano passado foi para a China e o governo brasileiro declarou recentemente que quer aumentar mais a presença brasileira no mercado chinês, que compra 20 milhões de toneladas do produto de outros países por ano.
A suspensão das importações ocorre às vésperas da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à China. Lula visitará o país entre os próximos dias 23 e 27.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog