AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, maio 13, 2004

Campanha motiva o criador a implementar o controle ecologicamente correto contra a mosca-dos-chifres

A Fort Dodge Saúde Animal e a Embrapa Cerrados iniciaram na segunda quinzena de abril, a Campanha Rola-Bosta 2004. O objetivo é incentivar o pecuarista a fazer, por meio do besouro rola-bosta africano (Digitonthophagus gazella), o controle natural e ecologicamente correto da mosca-dos-chifres, responsável pelas quedas significativas das produções de carne e de leite. Os prejuízos podem chegar a 40 kg de perda de peso por animal, queda de 15% na produção de leite, além da interferência na libido do touro e na fertilidade da vaca.
A ação promovida pela empresa incluirá a distribuição de folhetos informativos nos pontos de venda, orientação de como participar da campanha por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) através do 0800 701 9987 e visita de técnicos capacitados para instruir os pecuaristas a preservarem o rola-bosta e implantarem o controle biológico da mosca-dos-chifres. Para participar da campanha, o pecuarista que usar um medicamento antiparasitário do laboratório no rebanho vai ganhar selos promocionais, para serem colados em cartelas, que serão depositadas em urnas que estarão nos pontos de venda credenciados. A empresa entrará em contato com o pecuarista, que receberá um Kit Rola-Bosta, contendo casais de rola-bosta africano, uma fita de vídeo, em VHS, e um manual que orienta sobre a criação do inseto.
A campanha visa também conscientizar o produtor a aplicar produtos no rebanho que sejam inofensivos ao besouro, visando preservá-lo. A Fort Dodge possui o único endectocida do mercado inofensivo ao rola-bosta: o Cydectin, com o princípio ativo de moxidectina, molécula exclusiva entre os endectocidas. Os produtos com princípio ativo a base de avermectinas podem matar o besouro rola-bosta e suas larvas.
“Quando as fezes bovinas ficam expostas há perda de 70 a 80% de nitrogênio do solo. Por ano, o besouro enterra em média doze toneladas de fezes, depositadas por um único bovino. Com isso, o besouro contribui para o processo natural de adubação do solo e aumento da área de pastejo, que fica comprometida com fezes secas na ausência de besouros”, afirma a pesquisadora Thelma Maria Saueressig, que coordena o trabalho dos três núcleos de criação dos besouros, numa parceria entre a Fort Dodge e a Embrapa Cerrados. Os núcleos estão localizados em Brasília, Tocantins e Mato Grosso.
Uma vez implementado o controle biológico na fazenda, o produtor pode ter os seguintes benefícios do besouro rola-bosta africano: destruição das fezes bovinas em 48 horas, impedindo que as larvas da mosca-dos-chifres cheguem à maturidade (controle biológico), diminuição do número de tratamentos com mosquicidas no rebanho, adubação da pastagem a um custo zero, incorporação das fezes bovinas, melhorando a fertilidade do solo e a qualidade do capim, diminuição das áreas de rejeição ao pastejo e melhoria da aeração do solo e da infiltração de água, diminuindo a compactação do solo.

Fonte: ContatoCom

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog