AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 16, 2004

Thompson Agronegócios abre seis regionais

Apesar do bom resultado das exportações do agronegócio brasileiro, responsável por 41,9% das vendas externas realizadas no ano passado, um recorde de US$ 30,6 bilhões, e de sua significativa participação no PIB nacional fechando 2003 com R$ 508,27 bilhões - conforme pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP) -, estes indicadores estão longe do potencial competitivo do agronegócio nacional, que ainda apresenta muitos gargalos e limitadores.
Para atender essa demanda, começa a operar em março a Thompson Agronegócios, organização ligada à Thompson Management Horizons - TMH, empresa internacional de consultoria estratégica e gerenciamento, no Brasil desde 1994. Com sede em Campinas, há 70 km da capital (SP), a Thompson Agronegócio terá atuação em todo território nacional, com 6 escritórios regionais em quatro estados: SP (Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araras), PR, RJ e MG.
³A forte pressão para garantir um bom desempenho do volume de exportações e o desejado crescimento de participação no PIB nacional, estão obrigando as empresas brasileiras do agronegócio a uma rápida adaptação de seus modelos de gestão e consequente reorientação de seu planejamento estratégico para garantir maior eficiência competitiva², aponta Marcos Haaland, diretor da Thompson Agronegócios e responsável pela implantação desta divisão no setor.
A Thompson Agronegócios nasce baseada na larga experiência da TMH no Brasil, com portifólio que abrange mais de 40 empresas nacionais e marcas mundiais. A Thompson Management Horizons do Brasil está dividida em três áreas de atuação conforme o porte da empresa. Grandes e Médias Corporações são atendidas pela SCS (Strategic Corporate Services), uma divisão especializada em desenvolver projetos de revisões de estratégias corporativas.
Pequenas empresas são atendidas pela SME (Small and Medium Enterprises), uma divisão especializada em desenvolver estratégias para empreendedores e pequenas e médias empresas familiares. Uma terceira divisão foi criada recentemente para atender as necessidades de Tecnologia de Informação identificadas durante o desenvolvimento de projetos, o ISG (Information System Group) está voltado a desenvolver ferramentas e softwares para as necessidades de informação na execução e acompanhamento dos projetos.

SOBRE MARCOS HAALAND
Marcos Haaland é formado em engenharia mecânica pela UNICAMP, com mestrado em engenharia com especialização na área de energia pela University of Illinois nos EUA e com um MBA pelo INSEAD na França.
Entre 1990 e 1994, Haaland desenvolveu vários projetos nas áreas de estratégia, financeira, comercial, e organizacional, para a empresa de consultoria Booz, Allen & Hamilton.
Em 1995, ele se juntou à Mogiana Alimentos, uma das maiores empresas brasileiras de alimentação animal no Brasil, com atuação nos segmentos de animais de produção (equinos, bovinos, suínos, aves, aquicultura, avestruz e outros) e de animais de estimação (cães e gatos). Teve passagens pela área comercial da divisão de animais de produção, assumindo posteriormente os cargos de Diretor Comercial, Vice-Presidente de Operações e, em 1999, Diretor-Presidente da empresa, onde atuou até 2003. Nesse período, Haaland foi Diretor e Presidente do Sindirações ­ Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal ­ e Presidente da ANFAL ­ Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais.
Marcos Haaland também é membro do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças ­ IBEF ­ seccional Campinas, entidade pela qual conquistou o Prêmio Equilibrista 2000, como melhor executivo do ano. Participante da Associação dos Executivos da Região de Campinas ­ ACRE ­, tem assento no Conselho Curador da Fundação FEAC ­ Federação das Entidades Assistenciais de Campinas, e é membro e presidente do Conselho Gestor do Programa Qualidade na Escola ­ PQE ­ em Campinas.


CONTATOCOM - COMUNICAÇÃO EM AGRONEGÓCIO & MEIO AMBIENTE
Jornalista responsável: Miro Negrini (MTb 19890/SP)
Pabx: 55 [15] 224-1000 / www.contatocom.com.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog