AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 16, 2004

Produtores de soja querem conquistar a mesa do brasileiro

De 18 a 21 próximo será realizado em Cuiabá, Mato Grosso, o 1º Fórum de Saúde e Alimentação à Base de Soja e a 1a Feira de Integração Mato Grosso Rondônia, com palestras de médicos e nutricionistas, degustação e curso de culinária que vai ensinar a produzir lazanhas, feijoada, strogonnof e até ovo de páscoa com soja
A soja pode e deverá ser, no futuro, a redenção para os problemas da fome no Brasil e no mundo. Por ser um alimento de alto valor nutricional – 0,3 g de soja possuem o mesmo teor nutritivo de 15 g de carne, é cada vez mais recomendado por médicos e nutricionistas como auxiliar em tratamento para portadores de doenças cardíacas e vários outros problemas de saúde. Além disso, a soja produz a proteína mais barata do mundo.
Buscar esse reconhecimento e como aproveitar todas as suas vantagens é um dos objetivos do Pólo de Integração Mato Grosso Rondônia, que promove em Cuiabá, no período de 18 a 21 próximo, o I Fórum de Saúde e Alimentação à Base de Soja e a 1a Feira de Integração Mato Grosso Rondônia. A instituição suprapartidária criada em 2002 reúne 28 municípios dos dois Estados, representando uma área superior a 400 mil quilômetros quadrados e população em torno de 800 mil habitantes.
Com previsão de colher este ano cerca de 52 milhões de toneladas, o Brasil é hoje o segundo maior produtor mundial de soja. Mato Grosso responde por 26% dessa produção e tem expectativa de colheita estimada em 13 a 14 milhões de toneladas. Em 2003, o Brasil conquistou ainda o título de maior exportador mundial, colocando no mercado externo 20 milhões de toneladas da oleaginosa.
Os números são significativos, mas a meta dos produtores apesar dos prejuízos causados pelas chuvas e ferrugem asiática, é ampliar a produção e inserir a soja na alimentação do brasileiro, com prioridade para populações carentes como já vem sendo experimentado com sucesso em municípios do interior de Mato Grosso e Rondônia.
Em Sapezal (MT), o produto é utilizado na merenda escolar. Em Vilhena (RO), a distribuição, há 2 anos, do leite de soja em bairros carentes da capital reduziu em 60% os índices de internação hospitalar. “A Soja vai ser, num futuro próximo, a redenção para o problema da fome no Brasil e no mundo”, considerou o Presidente do pólo de Integração Mato Grosso Rondônia, Prefeito Aldir Schneider, de Sapezal.
Além das experiências bem sucedidas de Sapezal e Vilhena, o evento terá feira de integração mostrando potencial econômico e cultural dos municípios, encontro de prefeitos e parlamentares, palestras nas áreas de saúde, alimentação, economia doméstica e desenvolvimento regional e restaurante naturalista especializado em pratos com soja. Também vai oferecer degustação e curso de culinária, ensinando a fazer até ovo de Páscoa com o kinako (grão de soja torrado e moído), além de diversas receitas práticas e econômicas.

A polêmica no meio ambiente
“O ambientalismo como obstáculo ao desenvolvimento do Cerrado” é o tema de uma das principais palestras do 1º Fórum de Saúde e Alimentação à Base de Soja. A abordagem parte das conclusões a que chegaram técnicos e estudiosos a respeito da ingerência que alguns países querem ter sobre a Amazônia.
Segundo movimentos mundiais de defesa da soberania das nações e seu direito a um desenvolvimento responsável, ONGs e ambientalistas radicais estão sendo utilizados para frear um tipo de desenvolvimento que pode acontecer sem oferecer qualquer prejuízo ao meio ambiente. Mas que são um entrave a interesses escusos de países como os Estados Unidos.
Este será o tema da palestra de Nilder Costa, diretor do Movimento de Solidariedade Ibero-americano, editor do informe especial Alerta Ambiental e colaborador no Brasil do livro “A Máfia Verde”.
Os produtores querem mostrar que a cultura ocupa hoje menos do que 1% (hum por cento) do território amazônico, estando localizada ainda em área periférica definida como Amazônia Legal. Argumentando que a cultura não é a “vilã do meio ambiente”, os produtores planejam implantar “selo verde” e rastreamento para a soja. Ao final da palestra de Nilder Costa, será mostrada a experiência dos índios Pareci como plantadores de soja há quase uma década em Sapezal, região norte de Mato Grosso.


Pantanal Press (65) 664-3270
Lana Motta (65) 9605-0429
Adriana Oliveira (65) 9967-7004

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog