AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 16, 2004

MAPA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DO LEITE

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vem intensificando a fiscalização para coibir adulterações e fraudes na produção e comércio de leite no país. Além da ação conjunta com a Polícia Federal - que no fim de semana resultou na prisão de uma quadrilha de falsificadores de leite em pó que atuava em Pernambuco, Ceará, Bahia e Sergipe - o Departamento de Inspeção de Produtos do Origem Animal (DIPOA), da Secretaria de Defesa Agropecuária, coordena um programa nacional de combate a fraudes detectadas tanto no leite em pó quanto no pasteurizado (tipos A, B e C) e no leite UHT (longa vida ).
Segundo o diretor do DIPOA, Nelmon Oliveira da Costa, o Programa de combate à fraude no leite analisou, de janeiro de 2003 à janeiro último, mais de 2 mil amostras dos três tipos de leite. Nos casos em que ocorreram irregularidades, os responsáveis estão sendo processados. Nelmon Oliveira explica que as fraudes mais comuns são a adição de soro, sacarose e amido no produto em pó e de soro e água no leite líquido. A legislação em vigor proíbe a mistura de qualquer dessas substâncias ao leite, independente do percentual.
Oliveira explica ainda que as ações do Programa de Combate à Fraude contam com o apoio do setor produtivo nos estados, onde os fiscais do MAPA realizam rotineiramente coletas de amostras para análises do produto. Em casos mais graves, como este do Nordeste, onde o produto vinha sendo adulterado a ponto de colocar em risco a saúde do consumidor, o MAPA solicitou ajuda à Polícia Federal, que desde o ano passado vinha investigando a ação dos falsificadores. Para apoiar as ações da Polícia Federal , o DIPOA colocou 10 técnicos especializados na identificação de fraudes e, segundo Nelmon Oliveira, o trabalho será intensificado para coibir o surgimento de novos casos de adulteração.

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog