AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, março 16, 2004

ROBERTO RODRIGUES INSTALA CÂMARA SETORIAL DE AGRICULTURA ORGÂNICA

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, instalou hoje (15/03) a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Agricultura Orgânica. De acordo com ele, o novo órgão consultivo vinculado ao Conselho do Agronegócio (Consagro) terá como uma de suas principais metas o estabelecimento de uma política para agricultura orgânica brasileira, que está consubstanciada na Lei nº 10.831, sancionada no final do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Temos um fantástico potencial de crescimento nesse setor, seja para atender o mercado interno ou o externo”, destacou Rodrigues.
Em seu pronunciamento, o ministro lembrou que a agricultura orgânica representa menos de 1% da produção brasileira. “Enquanto isso, ela significa entre 20% e 25% da agricultura dos países desenvolvidos”, revelou. Para ele, entretanto, o Brasil tem plenas condições de ter um aumento expressivo do cultivo de produtos orgânicos. Na avaliação de Rodrigues, o cooperativismo deve ter parcela importante de contribuição na expansão da atividade no país, organizando os produtores e, em conseqüência, permitindo que incorporem mais tecnologia ao setor. Isso, assinalou, resultará na ampliação de mercados para a agricultura orgânica.
Hoje, segundo levantamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Brasil tem 7,1 mil produtores certificados ou em processo de certificação. A área ocupada pela agricultura orgânica é de cerca de 170 mil hectares e a taxa de crescimento do setor é de 20% ao ano. Em 1999, a Fundação de Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe), da Universidade de São Paulo (USP), estimou em US$ 150 milhões o valor da produção orgânica brasileira. O mercado mundial desses produtos movimenta US$ 30 bilhões por ano.
Ao instalar a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Agricultura Orgânica, o ministro homenageou o deputado Fernando Gabeira (sem partido), o senador Aelton Freitas (PL-MG) e os ex-deputados Murilo Domingos e Valdir Colatto, hoje secretário de Agricultura de Santa Catarina, pelo empenho que tiveram durante a tramitação do projeto de lei da agricultura orgânica no Congresso.
O novo órgão consultivo do Consagro terá como secretário-executivo Rogério Dias, técnico do ministério. Ele enfatizou que a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Agricultura Orgânica é importante para aproximar os setores público e privado e fazer com que passem a discutir propostas para tornar o setor mais competitivo.

Assessoria de Comunicação Social
Fones: (61) 218-2203/2204/2205
Fax:(61) 322-2880

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog