AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, fevereiro 09, 2004

POLÍTICA AGRÍCOLA INICIA DISCUSSÕES DO NOVO PLANO DE SAFRA NOS ESTADOS

A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento inicia amanhã (10/02), às 14 horas, na sede da Federação da Agricultura de Goiás (Faeg), em Goiânia, um ciclo de reuniões de trabalho nas principais regiões produtoras do Brasil para apresentar as linhas gerais e discutir o Plano Agrícola e Pecuário da safra 2004/2005 com produtores, cooperativas, organismos e entidades do setor. A iniciativa é uma parceria entre governo, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Divididos em duas equipes, os especialistas percorrerão o país para debater o plano de safra em Belo Horizonte (11/02), Curitiba (12/02), São Paulo (13/02) e Cuiabá (17/02). Em março, os técnicos começam as discussões do plano nas regiões Norte e Nordeste pelo Recife (10/03). Em seguida, vão a Belém (11/03) e Fortaleza (12/03). “Vamos ouvir a sociedade para desenhar o novo plano e decidir sobres suas prioridades”, diz Edilson Guimarães, diretor do Departamento de Economia Agrícola do ministério.
Os principais objetivos do novo plano são a regionalização da Política Agrícola (Centro-Sul, Norte, Nordeste e Semi-Árido), a transformação das políticas em ações permanentes e o aperfeiçoamento dos instrumentos de políticas públicas. Outra novidade importante deve ser a divulgação das medidas do plano ainda no mês de maio. Com isso, os produtores poderão planejar suas decisões de plantio muito antes do início da safra.
As discussões sobre os novos instrumentos privados de comercialização para capitalizar a agropecuária brasileira também serão um dos focos centrais. Estarão em debate o lançamento dos contratos de opções de venda pela iniciativa privada, a criação dos fundos privados de investimentos no agronegócio e das Letras de Comércio Agrícola (LCAs), que poderão ser emitidas por empresas privadas no exterior. O objetivo é integrar o setor agropecuário ao mercado de capitais.
Os especialistas discutirão com produtores e cooperativas sobre preços mínimos; seguro rural; custos de produção; infra-estrutura e logística; propostas para a safrinha de inverno; papel dos bancos cooperativos; e Cédula do Produto Rural (CPR). As reuniões de trabalho farão ainda um balanço de alguns aspectos do plano da safra 2003/2004, lançado em junho de 2003, como o aperfeiçoamento dos oito programas de investimento, entre eles Moderfrota (modernização da frota agrícola), Moderinfra (armazenagem/irrigação) e Moderagro (recuperação de solos).
Participam do roteiro o secretário de Política Agrícola, Ivan Wedekin; o chefe de gabinete da SPA, Itazil Fonseca; o diretor do Departamento de Economia Agrícola, Edílson Guimarães; o diretor do Departamento de Abastecimento Agropecuário, José Maria dos Anjos; o coordenador-geral de Produtos de Exportação, Sávio Pereira; o coordenador-geral de Produtos Básicos, Silvio Farnese; e o coordenador-geral de Análises Econômicas, Wilson Araújo. Também participam representantes do Ministério da Fazenda, Banco Central e Banco do Brasil.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DIVISÃO DE IMPRENSA
FONES (61) 218-2203/2204/2205 - FAX: 322-2880

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog