AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, fevereiro 19, 2004

PLANTAS DANINHAS PODEM COMPROMETER A PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA

A resistência de ervas daninhas a determinados grupos de herbicidas pode comprometer a produtividade e a qualidade da lavoura. A Sociedade Brasileira de Ciência de Plantas Daninhas já identificou dez espécies resistentes a herbicidas no Brasil, e uma única planta daninha não controlada pode infestar uma plantação inteira em apenas cinco anos.
Para evitar riscos de infestação, o produtor deve tomar alguns cuidados básicos e realizar testes periódicos de resistência. De acordo com o agrônomo da Embrapa, Fernando Adegas, a monocultura e a utilização de herbicidas com o mesmo princípio ativo são os grandes causadores da resistência de plantas daninhas.
O teste de resistência é bem simples e deve ser feito em três pequenas áreas reservadas na própria propriedade. Em uma das áreas, o produtor deve usar a dose recomendada, em outra, aplicar duas vezes o herbicida e, na terceira, usar quatro vezes a dose recomendada. O teste permite identificar se as plantas estão resistentes ao herbicida e o momento de substituir o produto utilizado.
“Se o produtor permitir o alto nível de infestação, fica difícil o controle”, alerta Adegas, ressaltando a importância da rotação de culturas e da utilização intercalada de herbicidas com mecanismos de ação diferenciados.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog