AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Congresso discute vantagens da Integração Agricultura e Pecuária

O 3º Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja), promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, terá um painel específico sobre a integração entre a agricultura e a pecuária, realizada no Brasil Central e na região Sul, regiões com particularidades regionais bastante específicas.
A primeira palestra será proferida pelo pesquisador Aníbal Moraes, da Universidade Federal do Paraná, que abordará a experiência no Sul do Brasil. Depois será a vez do pesquisador Armindo Neivo Kichel, da Embrapa Gado de Corte, que debaterá o Potencial de Integração no Brasil Central. Por fim, o pesquisador Antônio Sacoman discutirá os resultados da Integração Agricultura/ Pecuária no Areito Caiuá, localizado no Estado do Paraná.
Segundo o pesquisador Joelsio José Lazzarotto, da Embrapa Soja, o sistema de integração agricultura e pecuária pode ser muito vantajoso, pois diversifica a fonte de renda; diminui riscos por frustrações de produção ou de preço e, em caso de sucesso, o produtor pode lucrar com as duas atividades.
Dependendo da área, pode-se produzir, de forma integrada, grãos, carnes e leite, quebrando o monocultivo. A integração também pode recuperar as pastagens degradadas. “Por exemplo, um pasto que não é reformado há tempos e passa a ser ocupado pela soja irá ganhar correções no solo e adubações, que não são feitas pelos pecuaristas. Depois de 4 a 5 anos, o pecuarista pode voltar a explorar a sua área e terá um pasto de alta qualidade por mais 10 ou 15 anos. O resultado disso é que o produtor poderá trabalhar com alimentação de melhor qualidade para o seu gado, aumentando sua produtividade.
O 3º Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) será realizado parelamente à 7ª Conferência Mundial de Soja (WSRC) e a 4ª Conferência Internacional de Processamento e Utilização da Soja serão realizados entre os dias 29 de fevereiro e 5 de março, em Foz do Iguaçu.

Jornalistas: Lebna Landgraf
Embrapa Soja
Assessoria de imprensa: (43) 3371-6061
E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog