AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Embrapa realiza I Curso para Técnicos de Avaliação de Conformidade da Produção Integrada de Caju

A Embrapa Agroindústria Tropical, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza em sua sede, em Fortaleza (CE), o I Curso de Treinamento de Técnicos para Avaliação de Conformidade da Produção Integrada de Caju. O curso acontece de 8 a 12 de março e é destinado a engenheiros agrônomos registrados no CREA, visando capacitar técnicos para acompanhar as auditorias que vão atestar a obediência às normas técnicas que regem o sistema de produção integrada no cultivo de caju.
A auditoria será procedimento obrigatório para todos os produtores que aderirem ao programa e assegurar o selo de conformidade para as safras colhidas nos pomares. As empresas credenciadas pelo Inmetro (Instituto de Metrologia) devem, obrigatoriamente, ter em sua equipe um especialista em fruticultura.
O curso terá a carga horária exigida de 40 horas e será ministrado por instrutores da Embrapa Agroindústria Tropical, técnicos do Ministério da Agricultura, do Inmetro, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco - referência internacional na área de resíduo de agrotóxicos em frutas - , da Associação Nacional de Defesa da Agricultura e do CNPq.
A programação inclui o conhecimento das Normas Técnicas Específicas da Produção Integrada de Caju, que compreendem 15 áreas temáticas, que vão desde a organização dos produtores, capacitação de mão-de-obra e planejamento ambiental, até manejo integrado de solo, pragas e doenças, e pós-colheita, e estabelecem critérios que tornam os procedimentos obrigatórios, recomendados, proibidos ou permitidos com restrição. Um exemplo é a utilização de agroquímicos justificada pelas condições de início de epidemia e mediante receituário agronômico, permitida com restrição.
Também fazem parte do programa o regulamento de avaliação da conformidade da Produção Integrada de Caju, além de visita a áreas de produção onde o programa já está sendo implantado em caráter experimental.
Segundo o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroindústria Tropical e coordenador da Produção Integrada de Caju, Vitor Hugo de Oliveira, “a expectativa é que na safra de 2004/2005 já teremos os primeiros produtores recebendo o selo de certificação”. Ele também explica que o selo não se restringe ao produto in natura. “Numa etapa posterior, todos os alimentos processados que sejam oriundos de pomares que obedeçam às normas técnicas que regem o sistema de produção integrada de caju também poderão ser habilitados a utilizar o selo”.
As inscrições para o I Curso para Técnicos de Avaliação de Conformidade da Produção Integrada de Caju já estão abertas e podem ser feitas na sede da Embrapa, em Fortaleza, na Av. Dra, Sara Mesquita, 2.270 Bairro Pici. A inscrição custa R$ 60,00, incluindo material didático, e mais informações podem ser obtidas no telefone (85) 299-1823 ou no endereço eletrônico eventos@cnpat.embrapa.br.


Teresa Barroso (DRT 812CE JP) 19/02/2004
Contato: (85) 299-1907

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog