AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, setembro 30, 2004

Rio Grande do Sul inicia plantio de transgênicos

Os produtores de soja do Rio Grande do Sul começaram hoje o plantio de transgênicos. Eles informaram que não irão esperar por uma medida provisória do governo federal autorizando o plantio da soja geneticamente modificada (GM), já que não têm outra semente para plantar.
De acordo com o jornal Zero Hora, alguns produtores das cidades de Cruz Alta e Tupanciretã já fizeram o plantio das sementes. Pelo menos 280 mil hectares na região foram destinados ao transgênicos.
Ontem, oito entidades ligadas a produtores rurais divulgaram, em Porto Alegre, carta destacando a importância da soja no agronegócio do País. O presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Sperotto, ressaltou que a medida provisória é a única solução para liberar a soja porque não há tempo hábil para tramitação da Lei de Biossegurança.
Durante a realização do seminário Seguro Agrícola e Comercialização de Grãos e Insumos, que ocorre na sede da Farsul, o presidente da entidade disse não acreditar que "as lágrimas de Marina (ministra do Meio Ambiente) valham mais do que a ansiedade e as lágrimas dos produtores, que são responsáveis por US$ 25 bilhões do superávit na balança comercial".

Transgênicos causam atrito entre RS e governo federal
Uma nota do governo do Rio Grande do Sul irritou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto escrito pelo vice-governador em exercício, Antônio Hohlfeldt, critica duramente a suposta intenção do Palácio do Planalto de não reeditar a medida provisória sobre a soja transgênica.
Lula pediu na tarde de ontem que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, rebatesse as acusações de Hohlfeldt. O ministro da Educação, Tarso Genro, também condenou a nota do governo gaúcho.
Os dois ministros gaúchos classificaram a nota como "desrespeitosa". O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, ainda não se manifestou sobre o assunto.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog