AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, junho 16, 2004

Secretário de Ciência e Tecnologia do MC&T viu o trabalho de inclusão da Embrapa em São Carlos

Em visita às duas Unidades da Embrapa em São Carlos (SP) - Embrapa Instrumentação Agropecuária e Embrapa Pecuária Sudeste - o secretário para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Rodrigo Rollemberg, disse que há previsão de R$ 18 milhões para ações de popularização da ciência e tecnologia, dos quais R$ 4 milhões estão liberados para investimentos em museus de ciência. Ele também anunciou o lançamento de edital, ainda este mês, para cinco projetos de Unidades Móveis de Ciência, um em cada região do País. "Precisamos e queremos tecnologias apropriadas, pouco intensivas em capital, mas grandemente absorvedoras de mão-de-obra e agregadoras de valor", ponderou Rollemberg, que também é presidente do Fundo Setorial do Agronegócio.
Nas Unidades da Embrapa em São Carlos, o secretário pôde ver tecnologias e sistemas de produção que estão realizando a inclusão social, por meio da melhoria de renda, do saneamento básico e da proteção ambiental. Na Embrapa Instrumentação Agropecuária, Rollemberg conheceu a fossa séptica biodigestora, para uso em banheiros e vasos sanitários de propriedades rurais, que tem levado higiene ao produtor rural, eliminando também a poluição de solos, lençóis freáticos e águas.
Na Embrapa Pecuária Sudeste o secretário conheceu os resultados do projeto de produção leiteira em propriedades familiares (pequenas propriedades), por meio do qual centenas de pequenos produtores de leite estão aumentando sua renda, graças à adoção de tecnologias e bom gerenciamento, reduzindo assim o êxodo rural e a pobreza no campo.
Rollemberg foi recebido pelo chefe geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Ladislau Martin; pelo chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Nelson Novaes e pelo representante da comunidade científica no Fundo Setorial do Agronegócio, pesquisador Silvio Crestana, da Embrapa Instrumentação Agropecuária.

Jorge Reti - MTb 12693-SP e MS 14130/SJPSP/FENAJ
Assessor de imprensa
Embrapa Pecuária Sudeste
São Carlos - SP
Telefone (0xx16) 3361-5611

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog