AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, junho 11, 2004

Programa para diminuir contaminação de alimentos será lançado dia 15

Inicialmente 13 produtos que apresentam altos índices de contaminação foram escolhidos pela coordenação do PAS-Campo

O Programa Alimentos Seguros (PAS) vai amparar o processo produtivo de alguns segmentos da produção rural no País. Denominada como PAS-Campo, essa será a próxima modalidade do PAS, que será lançada no dia 15 de junho, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). As equipes técnicas do Sebrae, Senai, Senac, Sesc, Sesi, Embrapa e Anvisa, parceiros responsáveis pelo programa, estão finalizando os detalhes da implantação do PAS-Campo.
Inicialmente 13 produtos, que apresentam altos índices de contaminação, foram escolhidos pela coordenação do PAS-Campo como alvo: milho, leite, café, castanha, pimenta do reino, maçã, cenoura, alface, melão, amendoim, uva, caju e ovos. A maioria desses produtos possui participação crescente nas exportações brasileiras. “Não adianta ter controle de qualidade no processo industrial se os cuidados para assegurar o produto final não são praticados no momento da coleta dos frutos ou grãos”, explica Maria Regina de Oliveira Diniz, coordenadora do PAS no Sebrae.
A partir da implantação do PAS-Campo, consumidores dos mercados interno e externo terão maior segurança. “Isto significará ausência de perigos físicos, químicos e biológicos nos produtos. O PAS-Campo será mais um importante serviço prestado pelo Sebrae e parceiros ao setor de agronegócio”, complementa Regina.
A primeira clínica tecnológica do PAS-Campo está prevista para junho e vai atender a coleta de castanhas. Nesse caso, o principal desafio é conter a proliferação de fungos muito comuns nas plantações, onde são feitas as coletas do fruto. Cuidados específicos serão ensinados aos coletores por meio de cartilha ilustrada.
O material irá orientar os coletores a não deixar as castanhas descartadas no chão, pois os fungos são conseqüência do processo de decomposição delas. As safras posteriores podem ser contaminadas e, assim, comprometem a produção reduzindo a qualidade e o total de castanhas aproveitáveis para o consumo e exportação.

Conheça mais o PAS
Inicialmente denominado como Projeto APPCC, começou em 1998 por iniciativa do CNI/Senai e Sebrae, utilizando princípios aplicados nos processos de melhoria da qualidade em vários países. O Sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) conhecido internacionalmente como Sistema HACCP, foi adotado pelo projeto. Esse sistema tem como pré-requisito as Boas Práticas (BP) e os Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO). É exigido por vários países e recomendado por organismos internacionais. O Brasil possui legislação para sua utilização.
Ao identificar os perigos potenciais à segurança do alimento, desde a matéria-prima até o consumo, o projeto estabelece medidas de controle e monitoramento em determinadas etapas (Pontos Críticos de Controle), que vão garantir, ao final do processo, um alimento seguro e com qualidade. Em cada estado foi organizado um Comitê Gestor para coordenar as ações do projeto, especialmente voltadas para as indústrias de alimentos. Tais comitês são presididos pelo Senai.
Em 2001, o projeto passou a atender restaurantes, bares e lanchonetes. Em 2002, o Projeto APPCC passou a ser chamado de Programa Alimentos Seguros (PAS). Até o momento, o PAS-Mesa já conta com a adesão de mais de 800 restaurantes, bares e lanchonetes no País. Produtores de tapioca, em Alagoas, e de acarajé, na Bahia, foram treinados pelo PAS-Mesa.
Em São Paulo, o programa conta com a modalidade Sabor e Qualidade, voltado para ambulantes. Atualmente o PAS-Integrado capacita instrutores e técnicos de empresas, que trabalham com alimentação, abrangendo desde a indústria, empresas de transporte, turismo, restaurantes, bares e lanchonetes. O PAS-Campo virá para completar o atendimento à cadeia produtiva de alimentos no país.

Serviço:
Mais informações sobre PAS: www.alimentos.senai.br/appc/index.htm

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog