AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, junho 11, 2004

Brasil perderá US$ 1 bi por queda no preço da soja

A forte queda dos preços da soja nos mercados internacionais fará com que o Brasil deixe de receber cerca de um bilhão de dólares este ano, disse hoje, quarta-feira, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
Uma saca de soja de aproximadamente 63 quilos vale atualmente cerca de 17 dólares no exterior.
Problemas atribuídos à instabilidade meteorológica no sul do país e uma praga nas plantações do centro-oeste -importantes zonas produtoras nacionais- também afetarão a colheita.
A soja, seja em grão ou transformada em derivados como o azeite, é um dos principais produtos brasileiros vendidos ao exterior. No ano passado, o país produziu 52 milhões de toneladas, e tem prevista para 2004 uma safra praticamente igual.
Rodrigues negou que os recentes problemas das exportações de soja brasileira à China tenham qualquer vínculo com as dificuldades que o setor enfrentará a curto prazo.
O país asiático impediu a entrada de soja brasileira em seu mercado desde o mês de abril, após encontrar alguns carregamentos contaminados com fungicidas.
O ministro disse que é "muito difícil" que as investigações feitas pelas autoridades nacionais para tentar descobrir os responsáveis por essa contaminação possam identificar a origem do problema.
"Depois que se misturam grãos de soja de diversas procedências num silo com 100.000 toneladas, fica difícil saber de onde vem os contaminados", afirmou Rodrigues, acrescentando que se iniciou uma fiscalização mais rigorosa nas vendas ao exterior.
O Ministério da Agricultura dediciu que a proporção máxima de contaminação por fungicida deverá ser de apenas um grão por quilo exportado, dentro de uma verificação aleatória feita por inspetores alfandegários e de comércio.
Caso essa marca seja ultrapassada, toda a carga terá que ser submetida a exame em laboratórios para verificar seu verdadeiro nível de contaminação.
O exportador responsável por essa carga terá que se entender diretamente com seu importador e enfrentar as punições correspondentes.

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog