AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, junho 07, 2004

Produtores da Alemanha vão usar tecnologia da Embrapa

O Irrigas, sensor de unidade do solo desenvolvido pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está sendo exportado para a Europa. A empresa alemã Tensio-Technik fechou um contrato para a compra de sensores Irrigas adequados a diferentes tipos de solo – com tensões de 10, 25 e de 35 kPa (quilo Pascal) – e do leitor eletrônico MPI-03, fabricados pela E-design Indústria e Comércio.
O contrato foi fechado após a aprovação do produto brasileiro em testes realizados por pesquisadores alemães. De acordo com a direção da Tensio-Technik, o Irrigas será comercializado para grandes culturas e para uso em jardinagem. O diretor da E-design, Enison Roberto Pozzani, acredita no sucesso do sensor na Europa. "O mercado europeu tem enorme potencial para nosso produto e acho que entramos pela porta da frente. Sua agricultura tecnificada e carente de recursos hídricos vai propiciar sua rápida aceitação"

Confiável e barato
Na Embrapa Hortaliças, o pesquisador Adonai Gimenez Calbo, que desenvolveu o Irrigas, acredita também na conscientização dos agricultores brasileiros. Ele destaca a robustez, a confiabilidade e a simplicidade do sensor, que pode ser utilizado por produtores tecnificados e por agricultores sem acesso à tecnologia. Adonai Gimenez Calbo explica que o Irrigas pode ser utilizado em diversas culturas e sistemas de irrigação. Ele substitui o uso de tensiômetros com eficiência similar a um custo cerca de 20 vezes menor.
Em seu modelo básico, o Irrigas é constituído de uma cápsula de cerâmica porosa - como a vela dos filtros - conectada através de um tubo flexível a uma pequena cuba transparente, que é emborcada em um frasco com água no momento da medição. O modelo vendido para a Alemanha é conectado ao leitor eletrônico MPI-03.
A cápsula é enterrada na mesma profundidade das raízes das plantas. Enquanto o solo estiver úmido o bastante, o Irrigas não permitirá a passagem de ar, mas se a quantidade de água na região das raízes for insuficiente, esse aparelho irá indicar a necessidade de irrigação.
Além de custar menos, o Irrigas é rápido, confiável e de fácil manutenção. Mais informações no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)- sac.hortalicas@embrapa.br, telefone (61) 385.9110 ou Fax (61) 385 9042 , ou no site www.cnph.embrapa.br.

Mais informações:
Marcos Esteves - Jornalista
Embrapa Hortaliças
Contatos: (61) 385-9109 - mesteves@cnph.embrapa.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog