AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, maio 28, 2004

Queda da Soja Soja CBOT

A CBOT (Bolsa de Mercadorias de Chicago) tem registrado forte retração nos preços futuros de soja. No dia 13 de maio, o fechamento do contrato de julho foi de U$ 9,82/bushel, enquanto no dia 20 sua cotação era de U$ 8,69, o que se traduziu em uma queda de 11,50% em uma semana.

As razões pela queda foram:
1- China decidiu suspender compras de soja em grão;
2- Os Estados Unidos vêm apresentando bom ritmo de plantação de soja para a próxima safra, além de terem registrado um nível satisfatório de chuvas nas regiões de plantação;
3- Valorização do dólar contra outras moedas.

A grande força de queda foi o fato da China ter cancelado várias compras futuras de soja em grão em função das esmagadoras de soja chinesas estarem com dificuldades de obter financiamento para importação, além da redução de suas margens de lucro.
O segundo fator de baixa tem sido o clima favorável para plantio nos Estados Unidos, estimulando otimismo quanto à próxima safra norte-americana. O ritmo de plantio também tem se mostrado bastante rápido em comparação ao mesmo período do ano passado, indicando sinais claros de que a safra norteamericana deverá retomar seu nível de alta produtividade.

A recente alta registrada no dia 25 de maio foi causada pelas chuvas torrenciais nas áreas de plantação de soja no território norte-americano, assim como o surgimento de dois boatos não confirmados indicando que a China estaria interessada em comprar soja dos Estados Unidos e Argentina, e também que o México estaria cancelando alguns embarques de soja brasileira pela possível presença de agrotóxico.

Não há como garantir se as cotações não voltarão mais aos patamares dos US$ 10, mas o mercado já sinaliza que os preços seguirão uma tendência de queda com a aproximação da safra dos Estados Unidos.

Fonte: GlobalInvest

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog