AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, maio 24, 2004

Milho bt-11 não será vendido na Europa

O milho bt-11, cuja utilização para o consumo humano foi autorizada na semana passada pela Comissão Européia, ao suspender seu veto a novos organismos geneticamente modificados (OGMs), não será comercializado na Europa. A informação foi anunciada sexta-feira pela Syngenta, o grupo agro-químico suíço que o fabrica.
"A decisão da Comissão não tem impacto financeiro na Syngenta", informou o presidente do grupo na Europa, Andre Going, em uma entrevista publicada pelo jornal francês "Les Echos". Segundo o executivo, o produto não será comercializado na Europa", acrescentou Going em uma entrevista ao jornal francês "Les Echos". Going explicou que "as indústrias transformadoras de milho doce anunciaram claramente que não comercializarão o milho OGM na situação atual".
Na quarta-feira passada, a Comissão Européia autorizou pela primeira vez em seis anos um novo OGM, justamente o milho bt-11, fabricado pela Syngenta para sua venda na UE e utilização na fabricação de alimentos para consumo humano "seguindo estritas condições de etiquetagem e classificação", mas não poderá ser cultivado.
O diretor destacou que a autorização de Bruxelas reconhece a segurança e a inocuidade do produto, o que é o mais importante.
No entato, Going explicou que a Syngenta espera obter a autorização para o cultivo de milho bt-11 destinado à alimentação animal e que, com esse objetivo, o grupo fez uma exigência que concerne tanto ao milho doce (OGM) como ao milho em grão.
"Mas não temos intenção de comercializar o milho OGM na Europa enquanto os transformadores não desejarem", acrescentou o presidente da Syngenta, para quem "o desenvolvimento do mercado europeu das biotecnologias vegetais levará tempo".


Fonte: Gazeta Mercantil

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog