AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, abril 14, 2004

TRANSGÊNICOS : Greenpeace lança quarta edição do Guia do Consumidor

À bordo do navio Arctic Sunrise, o Greenpeace lançou nesta terça-feira (13), em Porto Alegre (RS), a quarta edição do "Guia do Consumidor - lista de produtos com ou sem transgênicos", que traz 28 empresas a mais do que a edição anterior. Das 108 indústrias de alimentos presentes na nova versão, 56% (60 empresas) estão na lista vermelha - ou seja, não garantiram aos consumidores que seus produtos derivados de soja ou milho estão livres de matéria-prima transgênica. Na edição anterior esse índice era de 61%.
O lançamento contou com a presença de ativistas do Greenpeace que, de olhos vendados, denunciaram companhias que ainda não adotam medidas de controle para garantir que seus produtos cheguem livres de transgênicos aos consumidores. Após o lançamento do guia no Arctic Sunrise, os ativistas do Greenpeace seguiram para o Mercado Público da capital gaúcha para distribui-lo à população.
Na quarta edição do Guia do Consumidor, cresceu o número de empresas na lista verde, ou seja, aquelas que se comprometeram a não utilizar matéria-prima transgênica na fabricação de seus produtos. Na versão anterior, essas indústrias representavam 39% do total, contra 44% (48 companhias) na atual. "De fato, a pressão dos consumidores é fundamental para garantir um meio ambiente e uma alimentação livre de transgênicos. Foi graças à pressão dos brasileiros que grandes indústrias, como a Nestlé, a Kraft e a Unilever, garantiram que não utilizam transgênicos em seus produtos", disse Gabriela Couto, da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace.

Rotulagem
O Guia do Consumidor continua sendo a principal ferramenta para os brasileiros que querem evitar o consumo de transgênicos. "A lei de rotulagem, apesar de já estar em vigor, não foi implementada - parte por negligência do governo e parte por desrespeito das indústrias de alimento em relação ao direito do consumidor à informação", afirmou Gabriela.
O decreto e a portaria federais que determinam como deve ser feita a rotulagem dos produtos transgênicos começaram a valer no início de abril, mas o governo ainda não sabe como implementá-los. De acordo com o decreto, todos os produtos que contenham mais de 1% de matéria-prima transgênica, devem ter um rótulo específico, que contenha o símbolo transgênico em destaque, junto com as seguintes frases: "(produto) transgênico" ou "contém (matéria-prima) transgênico".
O decreto determina ainda que produtos que tenham sido fabricados a partir de transgênicos, mesmo que não contenham o DNA transgênico em sua composição final, devem trazer a frase "fabricado a partir de (produto)transgênico" em seu rótulo. Isso porque o DNA de muitos produtos é destruído em seu processo de fabricação, o que inviabiliza a detecção do gene transgênico. É o caso dos óleos, margarinas e das lecitinas de soja usadas em chocolates, por exemplo. Além disso, os produtos de animais alimentados com transgênicos (como leite, ovos e carne) também devem trazer no rótulo a informação "produto de animal alimentado com transgênico".
"O que vemos hoje é que algumas empresas estão adotando controle simplesmente para aqueles itens em que é possível detectar o DNA transgênico no produto final. É assim também que o governo está implementando a fiscalização da lei de rotulagem", analisou Gabriela.
Desde a primeira edição do Guia do Consumidor, publicada em maio de 2002, foram distribuídas 270 mil cópias impressas e foram feitos mais de 600 mil downloads no site do Greenpeace. O guia conta com pontos de distribuição em 13 cidades de todo o Brasil e pode ser reproduzido livremente. Segundo pesquisa do Ibope realizada em dezembro de 2003, 74% dos brasileiros não querem comer transgênicos. A íntegra da pesquisa está disponível em www.greenpeace.org.br/noticias/transgenicos.php .

Fonte: Ascom Greenpeace

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog