AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quarta-feira, abril 14, 2004

TRANSGÊNICOS : Produtores no PR começam a escoar a safra de soja RR

Os 31 produtores rurais autorizados pelo governo federal a cultivar soja transgênica no Paraná e identificados pela Seab - Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento começam a escoar a safra. Na semana passada, três carretas descarregaram no Porto de São Francisco do Sul a safra de cinco produtores da região de Pato Branco (Sudoeste do estado). Eles são os primeiros no Paraná a escoar a safra transgênica. Agricultores de mais cinco regiões do estado, que também possuem o termo de produção de transgênicos, devem colher e transportar a produção até o fim do mês.
A soja transgênica colhida na Região de Pato Branco seguiu em caminhões lacrados pela Seab. As carretas foram fiscalizadas nas barreiras montadas pela secretaria na divisa do Paraná com Santa Catarina. Um único itinerário foi usado: a soja transgênica deixou o Sudoeste do estado por Palmas e seguiu por União da Vitória, Curitiba e Joinville até chegar em São Francisco do Sul, onde foi descarregada no porto.
Dos 575 agricultores que possuem o aval do Ministério da Agricultura para cultivar a soja transgênica, apenas 31 foram identificados pela Seab. Segundo o chefe da divisão da defesa sanitária vegetal da secretaria, Carlos Alberto Salvador, o governo do estado solicitou os nomes dos produtores ao Ministério da Agricultura, mas não obteve a lista. A Seab chegou aos produtores por intermédio de denúncias anônimas.
Dos produtores identificados, nove estão na Região de Pato Branco. Adair Baú, em Coronel Vivida, colheu sua lavoura na semana passada e entregou a produção a Coamo Agroindustrial Cooperativa. Mesmo não revelando qual foi a sua produção, o agricultor afirmou ter aprovado a experiência. Segundo ele, a lavoura resistiu melhor a estiagem e representou um custo menor que a soja convencional. “Se for liberado o plantio de transgênico no Paraná na próxima safra, vou plantar novamente”, disse.
Um produtor de Rio Bonito do Sul e outro de Umuarama colheram a safra transgênica no fim de semana e o escoamento depende da fiscalização da Seab. Em Francisco Beltrão, um pequeno agricultor está prestes a perder a produção por causa de dificuldade para colheita. Os outros dois produtores da região devem colher a safra nos próximos 20 dias. Em Ponta Grossa, foram identificados seis produtores, que juntos somam uma área de 29 hectares. Dentro de 15 dias, a lavoura deve ser colhida.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog