AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, abril 22, 2004

Greenpeace faz inspeção em navio suspeito de carregar soja transgênica no RS

Ativistas do Greenpeace realizaram na terça-feira (20) uma inspeção de biossegurança no navio Saturn V, no porto de Rio Grande (RS). O barco está sendo carregado no terminal da empresa Bianchini com soja suspeita de ser geneticamente modificada, que está sendo exportada para Coréia de Sul. A organização ambientalista pretende solicitar a documentação sobre a origem da carga, que pela legislação nacional e internacional deve ser identificada como transgênica ou não transgênica. A atividade é o marco inicial da expedição do navio Arctic Sunrise no Brasil, intitulada “Brasil melhor sem transgênicos”.
“A falta de identificação desrespeita o direito do consumidor brasileiro e de todo o mundo de saber o que está consumindo”, disse a coordenadora da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace, Mariana Paoli.
A grande maioria da soja geneticamente modificada plantada no Brasil está concentrada no Rio Grande do Sul. Embora as legislações brasileira e internacional sejam bem claras quanto à exigência de rotulagem, muitas vezes essa determinação não é respeitada pelas empresas ou fiscalizada pelos governos. Segundo as leis, a rotulagem deve ser garantida em todas as etapas da cadeia produtiva, desde a plantação até o produto final. A falta de identificação desrespeita igualmente o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, acordo internacional já ratificado pelo Brasil e por mais 90 países, que exige identificação sobre transporte de transgênicos entre os países.

Fonte: Greenpeace

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog