AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, fevereiro 20, 2004

Produtores orgânicos brasileiros participam de feira internacional

Brasil levará 28 pequenos produtores, apoiados pelo Sebrae, a evento na Alemanha. Feira acontece de 19 a 22 de fevereiro, em Nurembergue

O mercado de produtos orgânicos tem crescido no Brasil nos últimos anos. Segundo o Instituto Biodinâmico (IBD), em 1999, o setor atingiu o valor de US$ 150 milhões em vendas, sendo que US$ 20 milhões foram comercializados no mercado interno.
Foi pensando na expansão e na conquista de potenciais compradores que o Sebrae vai participar da edição 2004 da BioFach, a principal feira internacional do setor de produtos orgânicos. O evento está sendo realizado desde ontem e até o dia 22 de fevereiro, em Nurembergue, na Alemanha.
Para a BioFach deste ano, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está apoiando a ida de 28 pequenos produtores de oito Estados (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará e Rio de Janeiro).
Produtos como frutas, legumes, cereais, carnes, polpas de frutas, vinhos, cachaças, mel, doces e frutas secas, entre outros, serão expostos em 90 metros quadrados reservados ao Sebrae no estande brasileiro de 260 metros quadrados.
De acordo com Ricardo Vilella, responsável pela participação do Sebrae na feira, o objetivo de apoiar a ida da caravana empresarial à Alemanha é ampliar o mercado de consumo de produtos brasileiros orgânicos. “A idéia não é apenas expor e sim realizar negócios”, garante.
O técnico explicou que para fornecer produtos orgânicos para o exterior, os mesmos devem ter certificação internacional, o que é fornecida por diversas instituições. “Com a aprovação do Projeto de Lei 659/99, em novembro do ano passado, o Brasil passa a ter normas para esse segmento, inclusive no que diz respeito à certificação desses produtos”, disse. O Ministério da Agricultura autoriza empresas a certificarem alimentos produzidos de forma natural.
No ano passado, os participantes brasileiros venderam para o mercado europeu um total de 8.800 toneladas de diversos tipos de produtos orgânicos nacionais, que renderam cerca de U$ 5,5 milhões.
Na edição 2003 da feira, a Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em parceria com a APEX-Brasil e apoio do Instituto Biodinâmico (IBD), o Planeta Orgânico, o Sebrae e os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (MDA), também levou empresas brasileiras, que reuniu mais de 1.900 expositores de 57 países. Em relação à edição de 2002, houve um aumento de 3% no número de expositores e 6% na visitação.
Dentro da feira internacional está programado também um festival gastronômico no estande brasileiro, além da exposição de peças artesanais.

Beatriz Borges
ASN – Agência Sebrae de Notícias

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog