AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, janeiro 22, 2018

Rio de Janeiro receberá 17ª edição do Campeonato Brasileiro de Baristas


Rio de Janeiro receberá 17ª edição do Campeonato Brasileiro de Baristas

Vencedor da competição, realizada pela BSCA em parceria com a Apex-Brasil, garante vaga para o campeonato mundial da categoria, em Amsterdã, na Holanda

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) realizará, de 26 a 28 de janeiro, na Casa Camolese, no Rio de Janeiro (RJ), o Campeonato Brasileiro de Baristas 2018. Os interessados devem se inscrever diretamente no site da entidade, através do link http://brazilcoffeenation.com.br/campeonatobaristas, e, se as vagas já estiverem preenchidas, fazer a solicitação para inclusão na lista de espera através do e-mail competicoes@bsca.com.br. A 17ª edição da competição é ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Os 24 participantes da competição (definidos por ordem de inscrição) deverão preparar, na fase eliminatória, 12 bebidas: quatro espressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas originais de assinatura, sendo avaliados por juízes sensoriais e técnicos. Com base em critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso, o júri elegerá os seis melhores classificados, que passarão para a final, no dia 28 de janeiro.

Na final, os competidores passarão pelo mesmo processo de avaliação e o profissional com melhor desempenho será eleito campeão brasileiro de baristas, garantindo vaga para representar o País no World Barista Championship 2018, que ocorrerá entre 20 e 23 de junho, em Amsterdã, na Holanda, durante a feira World of Coffee. O árbitro principal da fase final do 17º Campeonato Brasileiro de Baristas será o norueguês residente na Áustria John Stubberud, juiz certificado pela organização World Coffee Events (WCE).

Desde 2017, quando se tornou National Body no Brasil da  WCE, entidade organizadora de competições entre profissionais do café em todo o mundo, a BSCA adquiriu os direitos de realização dos Campeonatos Brasileiros de Barismo, que garantem a participação dos campeões nacionais nas competições mundiais das sete modalidades existentes: (i) Barista (bebidas com café espresso); (ii) Latte Art (arte com leite e café); (iii) Brewers (café filtrado); (iv) Coffee in Good Spirits (drinques alcoólicos com café); (v) Cup Tasters (prova); (vi) Roasters (torra); e (vii) Cezve/Ibrik (café turco), que não ocorre no Brasil.

SERVIÇO
17º Campeonato Brasileiro de Baristas
Data: 26 a 28/01/18
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Mais informações via WhatsApp: Vanusia Nogueira (35) 99971-5525 e Helga Andrade (35) 99161-4576

Mais informações para a imprensa
BSCA – Assessoria de Comunicação
Paulo André Colucci Kawasaki
(61) 98114-6632ascom@bsca.com.br
BSCA - Brazil Specialty Coffee Association
Telefones: (35) 3212-4705 / 3212-6302
E-mail: ascom@bsca.com.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog