AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, novembro 16, 2004

RÚSSIA SUSPENDE PARCIALMENTE EMBARGO ÀS CARNES BRASILEIRAS

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebeu hoje (16/11) um comunicado oficial do Serviço Federal de Inspeção Veterinária e Fitossanitária da Rússia informando sobre a suspensão parcial do embargo aos produtos de origem animal exportados pelo país.
A medida vale apenas para Santa Catarina, único estado reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa “sem vacinação” – as demais 14 unidades da federação têm o status internacional de livre “com vacinação”. As vendas à Rússia estavam paralisadas desde setembro, quando foi descoberto um foco de febre aftosa em Careiro da Várzea (AM), uma ilha localizada a 26 km de Manaus.
Em Piracicaba (SP), onde participa do 1º Seminário Nacional sobre Biocombustíveis, o ministro Roberto Rodrigues afirmou que a decisão russa foi “alvissareira” e que poderá ser estendida aos outros estados reconhecidos livres com vacinação até a visita ao país do presidente russo, Vladimir Putin, na próxima semana. “Pelo fato de Santa Catarina ser o único Estado livre de aftosa sem vacinação, entendo que a decisão do governo russo foi um gesto de boa vontade. Há a expectativa de evoluirmos para a abertura do mercado russo aos demais estados brasileiros livre da aftosa com vacinação até a chegada do presidente Putin”, disse. O ministro lembrou que Santa Catarina é o maior exportador de suínos e um dos maiores exportadores de frangos do país.

Informação
Rodrigues informou ainda que uma missão russa já está no Brasil para avaliar a situação sanitária do rebanho brasileiro após a constatação do foco de febre aftosa no Amazonas. Os técnicos russos devem reunir-se hoje com o secretário de Defesa Agropecuária, Maçao Tadano.
O comunicado, assinado pelo vice-diretor Evgueni Nepoklonov do serviço russo, solicita ainda ao Ministério da Agricultura informações adicionais sobre as alterações na situação da febre aftosa no Brasil, assim como medidas de prevenção e luta contra a doença tomadas pelo país.

Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog