AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, novembro 04, 2004

Racionalização de insumos determinará retorno econômico com soja

Os produtores brasileiros devem enfrentar três grandes desafios na safra 2004/2005, que começou a ser semeada em outubro: a ocorrência de ferrugem asiática da soja, o aumento nos custos de produção e a queda nos preços internacionais desta oleaginosa, devido à superprodução americana. Por isso, os pesquisadores da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária alertam os produtores a dar atenção especial ao uso racional de insumos em todas as operações – do plantio à colheita – para obter lucro ou evitar prejuízo na exploração da soja.
O pesquisador Antonio Garcia, da Embrapa Soja, orienta os produtores a deixar as máquinas reguladas para iniciar a semeadura da soja, na primeira chuva. As primeiras semeaduras devem ser menos prejudicadas pela ferrugem, já que a presença do fungo (Phakopsora pachyrhizi), causador da ferrugem, será menor no início da safra. "Ao semear a soja mais cedo, os produtores também podem controlar melhor os percevejos, que têm sua população aumentada, no período de formação e no enchimento de grão", diz ele.
Em relação à ferrugem asiática, a principal recomendação dos pesquisadores é pelo monitoramento constante da lavoura. Com a expectativa de preços para a comercialização abaixo de R$30,00/saca, o cuidado com pulverizações contra a ferrugem deve ser redobrado. Além disso, os custos de produção aumentaram, em média, 20% em relação à safra anterior.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog