AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, outubro 26, 2004

FLORESTAS DA EUCATEX ESTÃO NO ROTEIRO DO I SIMPÓSIO SOBRE NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO DE EUCALIPTO

Evento que acontece em São Pedro inclui Dia de Campo em fazenda da empresa
A Eucatex, através da Unidade Agroindústria, está entre os patrocinadores de um dos mais importantes eventos do setor este ano: o I Simpósio sobre Nutrição e Adubação de Eucalipto, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de outubro, no Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro, interior paulista. A empresa está presente, entre outros, como um exemplo no que se refere ao monitoramento nutricional de suas florestas, que poderá ser acompanhado pelos participantes no Dia de Campo, visita técnica ao viveiro e campo da Fazenda Santa Terezinha, município de São Manoel, agendada para a quarta-feira, 27.
Realizado pela RR Agroflorestal, o Simpósio vai apresentar novas tecnologias na área de nutrição e adubação de Eucalyptus e resultados de pesquisas realizadas recentemente na área. De acordo com os organizadores, a adubação e o melhoramento genético são comprovadamente as mais eficazes ferramentas para se alcançar altas produtividades nas florestas, uma necessidade gerada pela relevante expansão do setor florestal nos últimos anos, com o crescimento significativo da demanda por madeira de Eucalyptus.
Segundo o biólogo Edson Namita Higashi, um dos consultores da RR Agroflorestal, a Eucatex se enquadra como empresa que soube responder à demanda com a otimização de recursos utilizados sem perda de qualidade. “A empresa faz o monitoramento nutricional tanto no campo como no viveiro, com ganho muito grande de produtividade. Basicamente, nos dois últimos anos, a Eucatex mudou o conceito de adubação, manejo e uso de herbicidas”, explica.
Para ressaltar a importância da nutrição para a planta, o biólogo faz analogia com o tratamento destinado aos seres humanos. “A nutrição de uma planta é o diagnóstico que o médico faz através do exame de sangue. Assim, a adubação seria o remédio para se obter um melhor quadro, que aqui seria o aumento da produtividade florestal”, completa.
O Simpósio é dirigido a profissionais da área florestal e tem início às 9h do dia 26 com a palestra “Fatos e mitos sobre a nutrição e a adubação de plantações de Eucalipto”, pelo professor José Leonardo de Moraes Gonçalves, da ESALQ/USP. A programação se estende até as 17h, com uma série de temas. Para a visita técnica à Fazenda Santa Terezinha, da Eucatex, os participantes seguirão de ônibus de São Pedro ao município de São Manoel. O Dia de Campo acontece das 11h30 às 19h. O Simpósio será encerrado às 17h da quinta-feira, 28.
Informações referentes ao o I Simpósio sobre Nutrição e Adubação de Eucalipto podem ser obtidas junto à RR Agroflorestal, tel. (19) 3422-1913, e-mail addubare@rragrflorestal.com.br e do site www.rragroflorestal.com.br.

Melhoramento genético e ganhos superiores
O eucalipto é a matéria-prima para grande parte dos produtos fabricados pela Eucatex: chapas de fibras, painéis de madeira aglomerada e pisos laminados. Suas fazendas de plantação de eucalipto e pinus somam aproximadamente 50 mil hectares. As reservas naturais e de preservação permanente compreendem cerca de um terço dessa área e pertencem à Mata Atlântica e ao Cerrado.
Segundo o engenheiro florestal Edward Branco, diretor das Unidades Florestal e Agroindústria da Eucatex, para alcançar um excelente nível de qualidade em suas madeiras de eucalipto, a empresa “desenvolve um completo e cuidadoso trabalho de melhoramento genético, baseado principalmente na clonagem de eucaliptos por meio de um adequado sistema de adubação”. Esse trabalho, explica ele, é realizado em conjunto com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), entidade ligada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP
Essa tecnologia, de acordo com Branco, possibilita obter ganhos superiores a 30% em produtividade e conseguir, em seis anos, um eucalipto com 30 metros de altura e 28 centímetros de diâmetro. Pelos métodos tradicionais de plantio, uma árvore de mesma idade atinge pouco mais de 23 metros de altura e 16 centímetros de diâmetro.
A Eucatex colhe, por ano, cerca de 200 quilos de sementes com excelente qualidade e alto potencial de crescimento, que também são comercializadas para clientes de todo o Brasil e de outros países.
Todo o histórico da Eucatex, suas unidades, produtos que fabrica e ações ambientais estão no site: www.eucatex.com.br


Solange Gonçalves
ACCESSO - (11) 3021-2825

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog