AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, maio 04, 2004

Greenpeace bloqueia navio no Porto de Paranguá/PR

Desde às 10h desta segunda-feira (3), ativistas do Greenpeace estão bloqueando a entrada do navio Global Wind – que carrega 30 mil toneladas de soja transgênica da Argentina – no porto de Paranaguá, no Paraná. Um ativista se prendeu à corrente da âncora do navio, junto a uma faixa identificando a carga como transgênica.
O objetivo da ação é impedir que a soja não transgênica exportada pelo Porto de Paranaguá seja contaminada com a geneticamente modificada vinda de outros lugares. De acordo com o Greenpeace, a entidade pretende proteger as vantagens comerciais do Brasil em manter-se como a principal fonte de soja não transgênica. A ação em Paranaguá é parte da expedição “Brasil Melhor sem Transgênicos”, que o Greenpeace vem realizando desde meados de abril a bordo do navio Arctic Sunrise.
O Porto de Paranaguá é o único no Brasil a adotar medidas efetivas para controlar as cargas e manter as exportações de soja livres de contaminação transgênica. O Estado do Paraná, segundo maior produtor de soja no Brasil, proibiu no final do ano passado o cultivo, processamento, comercialização, transporte e exportação de soja geneticamente modificada em seu território e nos portos de Paranaguá e Antonina. A proibição foi aprovada logo após a publicação da Medida Provisória 131, assinada pelo governo Lula, que liberou provisoriamente o plantio comercial de soja transgênica no Brasil. Atualmente, o Paraná está sofrendo enorme pressão de outros Estados e de órgãos federais para exportar transgênicos através de seus portos.
Segundo a Assessoria de Imprensa do Porto de Paranaguá, o navio está desde sábado (1) aguardando para completar sua carga com apenas 10 mil toneladas de soja, o que o porto denomina de "spot" (compra picada).
Os ativistas informam que só deixarão o porto quando o governo federal colocar em prática uma fiscalização efetiva para prevenir a contaminação genética e assegurar o direito à informação sobre produtos transgênicos.

Fonte: Greenpeace

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog