AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, maio 04, 2004

China barra remessa de soja do Brasil

Autoridades encontram sementes contaminadas por agentes químicos
O Ministério da Agricultura foi notificado ontem pela embaixada do Brasil na China do registro, naquele país, de um carregamento de soja brasileira com níveis de agroquímicos acima do permitido. A informação foi dada ontem por um funcionário da área de defesa agropecuária do ministério, que afirmou terem sido encontradas sementes tratadas com produtos químicos na remessa de soja.
— Recebemos a comunicação hoje (ontem) e estamos procurando detalhes do carregamento, como os limites (de pesticida) que foram encontrados e as empresas que fizeram a certificação no porto de saída — disse a fonte.

Mercado chinês se prepara para aumento de juros
Em embarques de grãos, há limites máximos de tolerância de produtos como impurezas ou agrotóxicos. Produtos de tratamento de sementes não podem ser destinados a consumo humano. A fonte afirmou que, em princípio, a mistura de sementes no embarque de grãos teria ocorrido por acidente.
Uma fonte do Ministério de Quarentena da China afirmou ontem que o país devolveria um carregamento de soja importado do Brasil que teria sido tratado com um pesticida nocivo. Segundo a fonte, o carregamento chegou no dia 18 de abril e foi considerado “prejudicial à saúde”. A China adquiriu no ano passado 6,5 milhões de toneladas de soja do Brasil.
O crescimento econômico acelerado do gigante asiático também se tornou uma preocupação para o governo chinês. Ontem os mercados financeiros do país se prepararam para a primeira elevação de juros do país em nove anos, numa tentativa do governo para desaquecer a economia. O aumento seria o primeiro desde julho de 1995. A taxa de juros anual da China está atualmente em 5,31%.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog