AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, maio 20, 2004

Embrapa Gado de Corte leva à Exposição de Tecnologia Agropecuária sistema para facilitar rastreamento animal

A Embrapa Gado de Corte apresenta na IV Exposição de Tecnologia Agropecuária, Ciência para a Vida, um Sistema de Registro de Informações para Rastreamento Animal. A Exposição, organizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acontece de 18 a 23 de maio em Brasília, na sede da instituição.
A demonstração do sistema desenvolvido pelo pesquisador Pedro Paulo Pires será interativa. No local, os visitantes vão conhecer o funcionamento e praticidade do registro de informações para o rastreamento do gado. O estande será como o mangueiro de uma fazenda. O visitante receberá um chip eletrônico para sua identificação, passará por um corredor contendo uma balança no piso, simulando o processo que ocorre com a pesagem do boi no brete. Em seguida, será conduzido ao "teclado do peão" (painel eletrônico que possui a indicação das diferentes alternativas de manejo que ocorrem no mangueiro, como vacinação, marcação etc.), e que serão também registradas eletronicamente para composição da ficha individual do animal rastreado.
O teclado do peão é confeccionado para facilitar a captura dessas informações na propriedade. Permite ainda, executar mudanças de função, quando, no mangueiro, houver a necessidade de identificar separadamente os lotes por manejo ou tratamento.
As informações serão apresentadas em um telão aos visitantes. Segundo o supervisor da área de Comunicação Empresarial da Unidade, Araê Boock, as simulações visam a facilitar o entendimento do sistema para públicos distintos.
O método caracteriza-se pela confiabilidade no registro das operações de manejo, facilidade de uso e praticidade no campo.
Os dados são transmitidos para um software que registra e estabelece o histórico de vida do animal, possibilitando associar o controle numérico do rebanho a todos os registros genéticos, de manejo alimentar, reprodutivo e sanitário, dentre outros.
Essa forma de registro é destinada a produtores de animais de grande e médio porte (gado de corte e leite, ovinos, caprinos, suínos) que utilizem chip eletrônico.
A adoção do sistema promove vários benefícios ao pecuarista: maior rapidez no registro das operações de manejo; redução de custos administrativos; e, pressupõe a adoção de boas práticas de produção, o que promove a qualificação da mão-de-obra rural.
A utilização das boas práticas produtivas, associadas ao sistema de rastreamento, promove amplo aumento de produtividade animal, além da melhoria da qualidade do produto que chega ao mercado, valorizando-o frente à concorrência. Tal valorização propaga-se por toda cadeia produtiva, beneficiando a todos os seus segmentos.


Redação: Gisele Rosso (DRT 3091/PR)
Embrapa Gado de Corte
Telefones: (67) 368-2142 e 368-2023 / E-mail:girosso@cnpgc.embrapa.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog