AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, abril 19, 2004

Restrições do Reino Unido ao cultivo de transgênicos foram apresentadas no Fórum Fepam Debate no RS

O resultado de pesquisas sobre transgênicos realizadas ao longo de três anos em 201 campos de milho, colza e beterrada do Reino Unido (Inglaterra, Escócia e País de Gales) foi apresentado na tarde desta terça-feira (14) no Fórum Fepam Debate, promovido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler. A colza e a beterraba transgênicas não obtiveram recomendação para plantio, enquanto em relação ao milho foi evidenciada a importância de estudos complementares.
Segundo a apresentadora do tema "Contribuição ao entendimento dos transgênicos", a bióloga Kátia Helena Lipp Nissinen, outras importantes conclusões foram extraídas daquele que é considerado um dos mais extensos estudos comparativos entre cultivares transgênicas e convencionais já realizados em áreas de produção comercial.
Uma delas é que a transgenia não se constitui em tecnologia homogênea, isto é, a avaliação de suas aplicações deve ser sempre realizada caso a caso. Outra conclusão é que deve haver um balanço entre produção agrícola e oportunidades para a biodiversidade conservar ou retomar a vida silvestre no agro-ambiente.
Os resultados dos experimentos conduzidos por três instituições técnicas, envolveram centenas de pesquisadores e estão resultando em comunicações do governo britânico aos demais países integrantes da comunidade européia. Mais de cinco milhões de libras (cerca de 17 milhões de reais) já foram investidos desde que os estudos começaram a ser projetados, em 1998.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sema/RS

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog