AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, abril 15, 2004

Jaborandi abre primeira incubadora de agronegócio

Pioneiro em São Paulo, empreendimento inicia operações com mais de 340 proprietários rurais, divididos em 11 grupos
Entra em operação a partir de amanhã a primeira incubadora de agronegócios do estado de São Paulo. Localizado em Jaborandi, na região de Barretos, o empreendimento inicia suas atividades com mais de 340 pequenos proprietários rurais, separados em onze grupos de produção. A abertura dessa unidade é um marco para o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa de São Paulo (Sebrae-SP), instituição dá suporte financeiro e nas áreas de gestão e capacitação. Além de ser a pioneira na área agroindustrial, a nova incubadora é qüinquagésima apoiada pela entidade no Estado de São Paulo.

Nova etapa
Para o superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, a instalação de um empreendimento do setor de agronegócio sinaliza o começo de uma nova etapa no movimento de incubação em São Paulo "As incubadoras nasceram ligadas às universidades, na área tecnológica; depois surgiram as unidades mistas e tradicionais e mais recentemente às de cooperativas e agronegócios", comenta, ao acrescentar que já existem experiências na área agrícola em outros países e em alguns estados brasileiros. Em São Paulo, entretanto, o empreendimento de agronegócio surgiu somente sete anos depois que o Sebrae-SP intensificou seu programa de criação de incubadoras.
O executivo afirma que a demora em inaugurar uma unidade agroindustrial está relacionada ao modelo do empreendimento, que é diversificado das incubadora tradicionais. Uma das diferenças é a ausência física do incubado. "Não há boxes, o que significa que o projeto é desenvolvido no local, mas a execução é descentralizada", explica o superintendente.
Outro ponto, diz Ricca, está atrelado à cultura de associação, pouco desenvolvida entre os pequenos produtores. "O conceito de associação é mais difundido entre os médios e grandes agricultores, temos que criar essa cultura entre os menores", comenta o superintendente.

Cooperativas e associações
No caso da incubadora de Jaborandi, foram identificados e criados onze grupos de proprietários rurais, organizados em cooperativas ou associações. "Desta forma, os pequenos proprietários rurais terão escala de produção", afirma o gerente regional do Sebrae de Barretos, Luiz Andia Filho. Até agora, 347 agricultores participarão dos projetos, que envolvem produtos orgânicos, frutas, avicultura, suinocultura, entre outras atividades. A capacidade do empreendimento, no en-tanto, é de 700 agricultores.
Segundo o gerente, a intenção da incubadora é incentivar a pesquisa, capacitar e auxiliar os pequenos produtores de 30 municípios da região, atuando como alternativa às culturas tradicionais das localidades, como a cana-de-açucar e laranja, cultivados por grandes proprietários. Na cidade de Jaborandi, por exemplo, 90% da atividade agrícola está relacionada com a cana.
Aliás, uma das apostas da incubadora é no setor de produtos orgânicos. "É um mercado promissor, uma nova visão da agricultura, que prioriza o meio-ambiente", diz o superintendente do Sebrae-SP. Luiz Andia concorda com Ricca e complementa que a proposta para esse segmento é ainda mais audaciosa. " A idéia é a partir do 25° mês de incubação os produtores de orgânicos passem a vender também no mercado externo", diz o gerente. Para isso, o grupo necessita de uma certificação, processo que já iniciado nesta semana.

Fonte: Gazeta Mercantil

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog