AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

segunda-feira, abril 19, 2004

Produtor do Nordeste em busca de tecnologias

O desenvolvimento de quatro novas variedades de cana foram homologadas terça-feira, durante o 8 Seminário Regional da Cana-de-açúcar, que se realiza no Recife. Cerca de 500 empresários, responsáveis pela produção e moagem de 53 milhões de toneladas de cana-de-açúcar participam do encontro. As novas variedades são resultado de pesquisas em oito universidades integradas a uma rede acadêmica, que buscam novas tecnologias para o setor.
O presidente regional da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, STAB, Djalma Euzébio, disse que o evento tem por objetivo promover novas tecnologias. As variedades de cana ganharam uma classificação numérica e foram batizadas com a sigla RB ( República do Brasil ). Desde já, estão disponíveis para o plantio no Nordeste onde a safra do período setembro 2004 a março 2005 está estimada em mais de 55 milhões de toneladas. Além dos temas relativos ao cultivo, também são difundidas informações sobre tecnologia da automação desenvolvidas para o setor sucroalcooleiro.
O gerente de extração e manutenção, coordenador de automação do grupo Nova América, Carlos Donizeti Morbi, afirmou que os processos automatizados estão se tornando mais freqüentes no setor. Exemplo disso é o recente contrato fechado pela empresa por R$ 3 milhões com a GE Fanuc, empresa do grupo General Electric Co, fornecedora de soluções de automação industrial para controles de automação (PLC) e softwares de supervisão para quatro empresas do grupo: as usinas de açúcar Nova América e Maracaí, a indústria de suco, Guacho, e o terminal portuário de açúcar, Teaçu.
"Escolhemos a GE Fanuc porque atende às exigências para a proposta comercial, o conhecimento da tecnologia, além de ser a melhor opção que integra hardware e software, disponível no mercado", comenta o executivo. Além disso, o Grupo Nova América estará padronizando processos e substituindo os produtos concorrentes por soluções da GE Fanuc.
Morbi conta que algumas operações manuais foram abandonadas. Com isso, procura-se evitar erros humanos, mantendo o processo produtivo mais constante, com menos oscilações e mais eficiente", disse Morbi. Na unidade de Maracaí, onde é realizada a produção de álcool anidro (que é misturado com a gasolina) e hidratado (utilizado no carro movido a álcool), a partir de agora todos os controles estarão integrados.
Na Centrifugação do açúcar, o principal objetivo foi padronizar os PLCs, pois antes existiam vários tipos de controladores, de diferentes fabricantes, que dificultavam a programação, alterações e atualizações. "Estamos automatizando oito máquinas, onde entra a massa do açúcar e o produto final é o açúcar cristal.
O engenheiro de aplicações para a América Latina da GE Fanuc, Christian Vieira, explica: "com a solução combinada de PLC e software GE Fanuc, a integração se amplia ainda mais, permitindo a integração da base de dados, integração de ambientes de programação e supervisão, alta performance, entre outros benefícios".
O grupo Nova América atua em diversos segmentos, desde o cultivo de cana-de-açúcar, grãos e frutas, criação de gado leiteiro e de corte à produção de açúcar, álcool e derivados, sucos e chás dentro de altos padrões tecnológicos, além de possuir empresas coligadas que atuam no setor de informática, na área bancária e financeira e um terminal portuário automatizado no Porto de Santos.

Fonte: Gazeta Mercantil

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog