AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, abril 20, 2004

MA investe na pesquisa do biodiesel de babaçu

O Maranhão está incrementando as pesquisas de combustíveis alternativos ao óleo diesel

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do estado, Edson Nascimento, o interesse volta-se para o babaçu e a soja. Professores e membros do Grupo de Combustível Alternativo (GCA), Henrique Cardias e Fernando Carvalho Silva trabalham para agregar novos pesquisadores e formar parcerias para incentivar a implementação do biodiesel no estado.
O Programa Biodiesel, que será implantado ainda este ano no Maranhão, tem levado os governos estaduais a desenvolver projetos a partir de uma planta oleoginosa de cada região. No Pará, é o dendê; no Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, a mamona; no Sul e no Sudeste, a soja. Edson Nascimento diz que o Maranhão possui os maiores estandes de babaçuais do Brasil. Grande parte da população rural se dedica à coleta de coco e à produção do biodiesel, o que poderá fomentar o sistema de produção agro-extrativista, gerando milhares de empregos e melhorando a qualidade de vida das populações urbana e rural, acredita. O projeto será implantado inicialmente na Baixada Maranhense.
Nascimento também informou que o Fundo Setorial de Energia aprovou recentemente recursos de R$ 700 mil para o estado, que serão aplicados na planta piloto. A Fapema também tem mantido bolsistas que estão trabalhando para viabilizar a conclusão do projeto, e promovido a ida ao Maranhão de técnicos e pesquisadores para a preparação de projetos veiculados ao programa biodiesel.
O babaçu fornece 68 subprodutos. O fruto é usado no fabrico de óleo, carvão, leite, ração para gado e artesanato. As folhas são usadas para cobrir casas, na fabricação de cestos e esteiras e fornecem celulose. A partir do babaçu também são extraídas substâncias para a produção de detergentes, sabão, margarina, cosméticos e asfalto.

Fonte: Gazeta Mercantil

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog