AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, fevereiro 06, 2004

Técnica chinesa que barateia o cultivo será tema do curso de 11 a 14 de fevereiro

Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas quase equivalente a da carne e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura. Além disso, possuem propriedades medicinais e podem ser importantes aliados no tratamento complementar de muitas doenças que afligem a humanidade, como câncer, lupus, HPV (Vírus do Papiloma Humano) e até AIDS, já que estimulam o sistema imunológico. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades de pesquisa da Embrapa, localizada em Brasília, DF, com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa "Dalmo Catauli Giacometti", vai promover um curso no período de 11 a 14 de fevereiro, na própria unidade, sobre o cultivo de cogumelos através de uma tecnologia chinesa adaptada para o Brasil, denominada Jun-Cao, que permite baratear a produção desses fungos, já que utiliza substratos de gramíneas, ao invés de troncos de árvore e serragem, usados nos meios de cultivo tradicionais.
Em 1995, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arailde Urben, trouxe essa técnica da China e adaptou-a para o Brasil. De lá para cá ela vem se preocupando em divulgá-la entre os produtores brasileiros, através de cursos, para tornar o cultivo de cogumelos mais popular no país, já que a produção desses fungos é ainda inexpressiva, quando comparada com outros países. O consumo de cogumelos per capita no Brasil é de apenas 30g/ano, contra 2 kg na França, por exemplo. "Infelizmente, em função do alto custo do produto comercializado, os cogumelos não fazem parte da cultura e da dieta alimentar do povo brasileiro", comenta Arailde.
Esse é o 30° curso realizado pela pesquisadora e sua equipe até o momento, e o primeiro este ano. Cerca de 650 pessoas de vários estados brasileiros já foram treinadas e hoje utilizam a tecnologia Jun-Cao para produção de cogumelos. Além dos cursos, Arailde também apresenta palestras sobre a tecnologia chinesa pelo país, e vai coordenar a realização do II Simpósio Internacional sobre Cogumelos na Alimentação, Saúde, Tecnologia e Meio Ambiente (II Sicog), no Rio de Janeiro, ainda este ano.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia fica no Parque Estação Biológica, final da W5 Norte, Brasília - DF. Mais informações com Dra. Arailde Fontes Urben pelos telefones 448-4627/4631 ou correio eletrônico arailde@cenargen.embrapa.br. As inscrições podem ser feitas na Coordenação Administrativa de Treinamento pelo telefone 448-4660 ou pelo e-mail catcurso@cenargen.embrapa.br.

Fernanda Diniz
Jornalista
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Fones: (61) 448-4769 e 448-4770

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog