AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, fevereiro 06, 2004

ALIMENTOS COM TRANSGÊNICOS TERÃO SÍMBOLO DE IDENTIFICAÇÃO AINDA ESTE MÊS

Após 23 de fevereiro os consumidores já terão como identificar os produtos geneticamente modificados mais conhecidos como transgênicos. Pelo menos é o que prevê a portaria do Ministério da Justiça publicada no dia 26 de dezembro no Diário Oficial da União dando 60 dias para que a identificação seja feita pelos fabricantes.
O símbolo tem duas versões: um T maiúsculo em preto dentro de um triângulo com bordas pretas e outro semelhante, porém com fundo interno em branco, para ser utilizado em rótulos a serem impressos em preto e branco.
O símbolo vai servir como identificador de produtos destinados ao consumo humano ou animal embalados, a granel ou in natura que contenham ou tenham sido produzidos a partir de OGMs. A definição de um símbolo para identificar a transgenia nos produtos estava prevista no Decreto 4.680 de 24 de abril de 2003, que regulamenta os casos e a forma em que o consumidor deverá ser informado da presença de transgênicos.
A idéia é que o novo símbolo venha padronizar a informação da presença de transgênicos nos produtos, que até então deveria ser definida pelo próprio fabricante.
O símbolo definido pela portaria publicada foi sugerido pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e colocado em consulta pública durante o mês de outubro para que pessoas físicas e jurídicas pudessem oferecer suas contribuições.
Durante a consulta pública foram enviadas 157 manifestações de pessoas físicas e jurídicas, sendo 88 favoráveis e 54 desfavoráveis. Outras 15 manifestações correspondiam a dúvidas ou comentários sobre o símbolo.
O que são os transgênicos? - Os OGMs, são alimentos manipulados em laboratório com determinada finalidade. Os cientistas inserem o gene de uma espécie (vegetal, animal, bactéria ou vírus) em outro organismo para obter, por exemplo, espécies mais resistentes. A grande polêmica sobre seu consumo é que até hoje, não se sabem os efeitos negativos dos transgênicos para a saúde e o meio ambiente, pois faltam avaliações de risco rigorosas e independentes.
De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), para o meio ambiente um impacto negativo dos transgênicos é que, com o tempo, as pragas e ervas que normalmente atingem as lavouras podem adquirir a mesma resistência, o que exigirá maior uso de agrotóxicos pelos agricultores. Conseqüentemente, aumentará a poluição da água e do solo e a quantidade de substâncias tóxicas nos alimentos.
Segundo o Instituto, a liberação dos transgênicos representa uma desvantagem econômica para o Brasil, pois o país perderia a preferência de importantes mercados externos que não aceitam esses produtos, como a União Européia, o Japão, entre outros.
A lista de produtos Transgênicos já disponíveis no mercado virou cartilha da organização não governamental Greenpeace, que pode ser encontrada através do endereço:
www.greenpeace.org.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog