AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, janeiro 27, 2004

VAREJO NA MIRA DO INMETRO

Bebedouros e Purificadores da Latina já possuem a marca de conformidade que será exigida no ponto de venda

Certificação de Conformidade não é mais uma preocupação restrita aos fabricantes. A partir de agora, o varejo também deverá se adaptar à nova norma do INMETRO, que garante a segurança para bebedouros, purificadores e todos os outros produtos que sejam dotados de sistema elétrico para fornecimento de água potável.
Antecipada às exigências do mercado, a Latina S/A, fabricante de eletrodomésticos 100% brasileira, já conta com sua linha de refrigeração (Bebedouros e Purificadores) conforme o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade do INMETRO, certificada pela UL do Brasil Certificações, que é um organismo certificador de produto credenciado pelo INMETRO.
“Os bebedouros são eletrodomésticos que utilizam água e eletricidade, o que aumenta a chance de ocorrer um choque elétrico. A certificação do INMETRO vem ao encontro da necessidade de protegermos os consumidores, garantindo sua segurança ao manusear o bebedouro Latina”, afirma Valdemir Dantas, presidente da Latina.
A partir de fevereiro, todos os modelos de bebedouros e purificadores marca Latina já serão produzidos com o selo INMETRO / UL. "Este selo representa para a Latina a comprovação de que nossos produtos sempre foram confeccionados e testados em fábrica para suportar condições extremas", completa Valdemir.
"Mas as novidades da Latina não param por aí. Em breve, estaremos com certificações internacionais. Só quem fabrica um produto confiável pode atender normas tão exigentes. Aguardem as novidades", finaliza Dantas.

CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA PARA PRODUTOS COMERCIALIZADOS NO PAÍS
A Portaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de 10 de dezembro de 2003, através do INMETRO, institui que todos os fabricantes e importadores, compulsoriamente, terão até o dia 1º de agosto de 2004 para certificar seus produtos e o varejo até dia 1º de fevereiro de 2005 para atualizar sua ponta de estoque.
A Portaria define que todos os bebedouros, purificadores e outros produtos com sistema elétrico incorporado para fornecimento de água potável presentes no mercado devem apresentar a marca de conformidade do INMETRO. Os produtos que, após estas datas, não ostentarem esta marcação (INMETRO), poderão ter sua comercialização impedida, seja no fabricante ou no varejo.
A Portaria ainda aprova o Regulamento de Avaliação da Conformidade (RAC), onde a Latina teve participação ativa em sua elaboração, que estabelece requisitos mínimos de segurança elétrica e construtiva para os produtos.
Neste RAC estão definidos os ensaios de rotina obrigatórios na linha de produção dos fabricantes para a aplicação em 100 % dos produtos onde são verificados todos os testes que possam implicar em segurança para o usuário (continuidade de aterramento, rigidez dielétrica, funcionamento e suportabilidade à pressão).
No RAC está definido como deve ser a manutenção da certificação, estabelecendo ensaios nos produtos e auditoria nos fornecedores semestralmente. Isto garante aos consumidores a constante segurança em relação aos produtos.
Para mais informações sobre a Latina e sua linha de produtos, visite o site: www.latinanet.com.br





ENTERPRISE CRIATIVIDADE EM MARKETING E COMUNICAÇÃO
Renata Nascimento - Assessora de Imprensa
Tel: (11) 3062-4264

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog