AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, janeiro 16, 2004

MINISTRO RODRIGUES DECLARA MAIS UMA ÁREA COMO LIVRE DE AFTOSA COM VACINAÇÃO

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, assinou hoje (15/01) portaria declarando como área livre de febre aftosa com vacinação o estado do Acre, 43 municípios do centro-sul do Pará e outros dois (Guajará e Boca do Acre) do Amazonas. Essa região tem um rebanho de 13 milhões de cabeças de gado. Com isso, sobe de 152 para 165 milhões o número de animais livres da doença no país, representando cerca de 90% do rebanho brasileiro, estimado em 183 milhões de cabeças.
A nova área declarada como livre de aftosa com vacinação faz parte do Circuito Pecuário Norte, informou o diretor do Departamento de Defesa Animal (DDA) do ministério, João Cavalléro. Nos dias 6 e 7 de março próximo, técnicos do DDA se reúnem com a Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, quando apresentarão os estudos que embasaram a decisão brasileira de declarar essa área como livre da doença. No encontro, a missão do DDA também pedirá à comissão que ratifique a medida adotada pelo governo brasileiro.
A expectativa do Ministério da Agricultura é de que a OIE vote e aprove o reconhecimento da nova área brasileira livre de aftosa com vacinação durante a sua assembléia anual, em 26 de maio próximo, em Paris.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DIVISÃO DE IMPRENSA
FONES (61) 218-2203/2204/2205 - FAX: 322-2880

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog