AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, janeiro 16, 2004

CONAB VAI INTERLIGAR ARMAZÉNS PARA ESCOAR A SAFRA POR FERROVIAS

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está realizando estudo para interligar os principais armazéns do governo a ferrovias que servem aos portos. O projeto piloto vai começar por Itaqui (MA). Equipe da Conab e do Ministério dos Transportes realiza de 27 a 29 o levantamento topográfico da região.
Uma parceria junto com a Companhia Vale do Rio Doce, o Ministério dos Transportes e outros vai permitir que seja feito um desvio ferroviário com bitola mista, de aproximadamente 400 metros, para a unidade da Conab. Desta forma, o armazém servirá de "pulmão" para o escoamento da safra. Com a bitola mista, a unidade pode receber grãos do Centro-Oeste e escoar para o Nordeste. Posteriormente, a companhia vai realizar estudos sobre outros pontos de acesso ferroviários.
O Ministério dos Transportes também deve investir na melhoria e ampliação da malha ferroviária, a partir de levantamento realizado pela Conab. Os trechos a serem revitalizados são de ferrovias nos estados do Paraná, Minas Gerais e São Paulo, interligando às rodovias. O governo vai ainda aumentar a malha ferroviária para escoar a produção das regiões próximas a Rondonópolis (MT), Porto Velho (RO), Anápolis (GO) e Barreiras (BA).
Outra iniciativa dos ministérios dos Transportes e da Agricultura para ajudar no escoamento da safra é a formalização de um grupo de trabalho, com a participação da Conab, para estudar a viabilidade de ligação do porto de Santos (SP) com Antofogasta, no Chile, com a utilização de ferrovias. A proposta é recuperar a malha ferroviária de Mato Grosso do Sul para levar os grãos até o Chile. O documento será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem à China, em maio. O governo brasileiro pretende fazer uma parceria com os chineses para o investimento nesta recuperação.

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog