AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, janeiro 16, 2004

Embrapa e Fundação Vegetal lançam três cultivares de soja para MS

Cultivares se destacam pela tolerância aos nematóides de galhas e alto potencial de rendimento de grãos

A partir do dia 22 de janeiro, produtores do sul de Mato Grosso do Sul poderão conhecer, diretamente no campo, as características das novas cultivares de soja BRS 239, BRS 240, BRS 241, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento. O lançamento das novas cultivares será feito em dias de campo que começam em Dourados, na quinta-feira (22), na empresa Semen Barra – Sementes Barreirão, a partir das 8h e se estendem até o início de março.
As novas cultivares foram desenvolvidas através de uma parceria entre a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e a Fundação Vegetal. Segundo a pesquisadora Maria do Rosário de Oliveira Teixeira, da área de melhoramento de soja, as cultivares são indicadas para a região sul do Estado e as características comuns entre as três são o alto potencial de rendimento de grãos e tolerância aos nematóides de galhas. A semeadura antecipada e a precocidade são características comuns aos dois primeiros.
A BRS 239, do grupo de maturação precoce, é indicada para semeadura entre 20 de outubro e 15 de dezembro, apresenta estabilidade de produção e é indicada para solos de média à alta fertilidade. A cultivar precoce BRS 240, foi desenvolvida para plantio no período de 25 de outubro a 15 de dezembro em solos de alta fertilidade. A BRS 241, semiprecoce, é indicada para plantio entre 1º de novembro a 5 de dezembro, em solos de média a alta fertilidade, também apresentando estabilidade de produção.
Pesquisa e comercialização - Uma pesquisa de melhoramento que resulta em novas cultivares é desenvolvida num período de 10 a 12 anos. Paulo César Cardoso, pesquisador da Fundação Vegetal, explica que nesse período são realizados diversos testes: avaliação do rendimento de grãos, reação às doenças e caracterização das cultivares, além do estudo em diferentes populações de plantas e épocas de semeadura. De forma a verificar o comportamento em diferentes regiões, os experimentos são conduzidos nos municípios de Dourados, Maracaju, Sidrolândia, Itaquiraí, Ponta Porã, Laguna Carapã e Aral Moreira, locais que sediarão os dias de campo.
As novas cultivares estarão disponíveis aos agricultores nas empresas instituidoras da Fundação Vegetal nas seguintes cidades: Dourados (Cooagri, Coopasol, Fazenda Paquetá, Sementes Guerra, Sementes Stella e Semen Barra), Laguna Carapã (Sementes Taquá), Amambai (Cerealista Bom Fim), Ponta Porã (Sementes Norton e Sementes Jotabasso) e Aral Moreira (Agrícola Sperafico).
A Semen Barra está localizada na BR 376, Km 9 (Rod. Dourados/Fátima do Sul).

Programa – Todos os dias de campo se realizam pela manhã, com inscrições a partir das 7h30min. A seguir, uma agenda resumida dos eventos previstos, com dia e local:
24/01 – Agro Jangada, Itaporã
27/01 – Fazenda Bom Destino, Amambai
28/01 – Estação Experimental da Copacentro, Dourados
29 e 30/01 – Sementes Jotabasso, Ponta Porã
03/02 - Fazenda Rancho Alegre, Eldorado
04 a 06/02 - Fundação MS, Maracaju
10/02 – Fazenda Sandra Dóris, Aral Moreira
11/02 – Fazenda Zelândia, Maracaju
13/02 – Sementes Guerra, Dourados
14/02 – Fazenda Primavera, Bataiporã
17/02 – Fazenda Remanso – Rio Brilhante
18/02 – Fazenda Don Francisco, Itaquiraí
19/02 – Sítio Progresso – Montese, Itaporã
20/02 - Fazenda Panorama, Laguna Carapã
26/02 – Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados
27/02 – Fazenda Recanto, Sidrolândia
05/03 – Uniderp, Campo Grande

Fonte e mais informações:
Jornalista: Isabela Schwengber – DRT/MS: 167
Embrapa Agropecuária Oeste
Telefone: (67) 425-5122
E-mail: sac@cpao.embrapa.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog