AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, janeiro 22, 2004

FEBRE AFTOSA : Demanda de vacinas bateu recorde em 2003, superando 328 milhões/doses

Aumento do consumo de vacinas antiaftosa indica conscientização cada vez maior do produtor em manter seu rebanho saudável. Brasil está desde agosto de 2001 sem ocorrência da doença.
A indústria veterinária comercializou no mercado interno 328.300.000 doses de vacina contra febre aftosa em 2003, com aumento de 3,3 milhões de doses em relação ao resultado obtido em 2002 (325 milhões/doses) e de 11,3 milhões de doses sobre as vendas de 2001 (317 milhões/doses). Os dados são da Central de Selagem de Vacinas (Vinhedo/SP), órgão constituído por meio de parceria entre o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e o MAPA.
Segundo Emilio Salani, presidente do Sindan, o Brasil avança rápido rumo à erradicação da aftosa porque se preparou para isso e conta com o trabalho conjunto de governo, produtores e iniciativa privada. O sucesso no combate à febre aftosa também é confirmado pela redução a zero dos casos da doença desde 18 de agosto de 2001. Além disso, em 2004 outras áreas do País podem ser enquadradas entre as livres da doença com vacinação, o que aumentará o potencial de produção de carne bovina para exportação. “Os números e o cenário atual refletem o empenho e a preocupação do nosso país em manter a boa sanidade do rebanho, colaborando para o desempenho do agronegócio nacional, principalmente da pecuária, que acaba de assumir a liderança mundial em exportação de carne bovina”, ressalta Emílio Salani.

Maiores consumidores
O Estado de Goiás consumiu 45,7 milhões de doses de vacina contra febre aftosa em 2003. Foi o estado que mais demandou o produto e é um tradicional ponto de abastecimento da vacina para outras regiões como o Centro-Oeste e o Norte do País. O Mato Grosso do Sul, detentor do maior rebanho do País, ficou em segundo lugar, com 39,8 milhões/doses, seguido por Mato Grosso com 35,8 milhões de doses comercializadas. Com 34,1 milhões de doses, Minas Gerais aparece na quarta posição no ranking de 2003. O Estado de São Paulo completa o grupo dos cinco primeiros que mais consumiram vacinas antiaftosa no ano passado, com 32,2 milhões de doses.
Com as 2 milhões de doses de vacina contra febre aftosa consumidas em dezembro, após prorrogação da campanha oficial de vacinação –, o Pará alcançou da demanda de 24,7 milhões de doses em 2003, posicionando-se na sexta posição em consumo.

Campanha no RS já começou
Teve início no dia 02 de janeiro a primeira fase da campanha oficial de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul, em 2004. A expectativa da Central de Selagem de Vacinas é de comercialização de 14 milhões de doses da vacina. Até o momento, o RS já adquiriu 10,3 milhões de doses, sendo 6,3 milhões de doses adquiridas em dezembro de 2003 e 4 milhões de doses nesse mês de janeiro.Participam da campanha gaúcha 235 municípios da região centro-sul do estado. Na segunda etapa, marcada para iniciar em 1º de fevereiro, outros 262 municípios gaúchos da região centro-norte serão imunizados.
O governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura do Estado também está realizando licitação para a aquisição de 5 milhões de doses de vacinas contra aftosa que serão destinadas aos produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – que têm rebanho com até 50 cabeças.


Texto Assessoria de Comunicações: telefone (11) 3675-1818
Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog