AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, janeiro 22, 2004

ACORDO AMPLIA COOPERAÇÃO TÉCNICA DA EMBRAPA NA EUROPA

O acordo de pesquisa e desenvolvimento assinado entre Brasil e União Européia (UE) ampliará as ações de cooperação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com outras instituições de pesquisa agropecuária no continente europeu, segundo o pesquisador Elísio Contini, coordenador do Laboratório Virtual da Embrapa (Labex) na cidade de Montpellier, na França.
“A iniciativa permitirá que grupos de brasileiros, em associação a laboratórios europeus, elaborem projetos de pesquisa conjuntos que poderão ser financiados pela UE”, argumenta Contini. O acordo assinado na última segunda-feira (19/01), em Brasília, beneficiará o desenvolvimento de pesquisas em gestão sustentável da agricultura tropical, agricultura familiar, desenvolvimento territorial, tecnologias agroalimentares, gestão da qualidade e segurança de alimentos.
O Labex França, criado no início de 2002, tem permitido o contato com escolas e institutos de pesquisa de Montpellier e com a Universidade de Wageningen, na Holanda – ambos representam o foco da pesquisa agrícola tropical na Europa. Em julho de 2003, a Embrapa iniciou ações conjuntas nas áreas de biologia avançada, genoma funcional, desenvolvimento regional, políticas públicas e gestão dos recursos naturais da Amazônia com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad). A organização integra o Instituto Agropolis, anfitrião da Embrapa na França. No acordo, foram traçadas estratégias de atuação conjunta para os próximos seis anos.
“É uma demonstração de que a Embrapa está alinhada com as preocupações do governo brasileiro quanto às relações com a UE”, diz o diretor-executivo Gustavo Chianca. Segundo ele, o acordo veio em boa hora: “Os recursos disponíveis para as atividades de ciência e tecnologia nunca são suficientes para atender a todas as demandas”. Ele lembra ainda que, a partir de março, a Embrapa iniciará cursos conjuntos em agricultura familiar ministrados por professores de institutos de pesquisa franceses, como o Cirad, e docentes de universidades brasileiras. O objetivo é capacitar pesquisadores da empresa e de organizações estaduais de pesquisa agropecuária.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DIVISÃO DE IMPRENSA
FONES (61) 218-2203/2204/2205 - FAX: 322-2880

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog