AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

sexta-feira, janeiro 23, 2004

BRASIL JÁ PODE EXPORTAR MAÇÃ PARA O CANADÁ

Depois de 10 anos de negociação, o Brasil obteve do Canadá autorização para exportar maçã para aquele mercado. A Agência Canadense de Inspeção Alimentar publicou instrução normativa sobre os requisitos sanitários para importação de maças frescas brasileiras, exceto para a província de Columbia Britânica. “A decisão nos foi comunicada pela embaixada do Canadá”, disse o chefe da Divisão de Cooperação Técnica e Assuntos Sanitários Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Odilson Ribeiro e Silva. Em 2003, as vendas externas do setor somaram US$ 37 milhões e a previsão é de que ultrapassem US$ 40 milhões neste ano.
A decisão do governo canadense resulta da maior aproximação comercial entre os dois países, destacou Odilson. “Brasil e Canadá estão intensificando as discussões para resolver as pendências sanitárias e fitossanitárias no comércio bilateral”, revelou. “A autorização para exportação de maçã é uma das conseqüências desse processo.” Na avaliação do chefe da Divisão de Cooperação Técnica e Assuntos Internacionais do Mapa, o Canadá é um mercado estratégico não só por seu potencial de compra, mas também porque é uma referência para outros países importadores de maçã.
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maça (ABPM), Luiz Borges, comemorou a decisão. Segundo ele, a negociação com os canadenses vinha se arrastando desde 1994. A entressafra de maçã no Canadá vai de maio a agosto. “Como a nossa colheita termina em abril, deveremos aproveitar essa janela da entressafra canadense para exportar maçãs frescas.”
Para Borges, as maçãs brasileiras só terão uma presença mais forte no Canadá num prazo de dois a três anos. “O mercado canadense é muito promissor, mas tem que ser aberto devagar. Primeiro, precisamos mostrar a qualidade e a sanidade de nosso produto. Depois, é necessário buscar parcerias com as grandes redes de supermercados para ter uma boa distribuição.”
No ano passado, as exportações brasileiras de maçã representaram 76 mil toneladas. Em 2004, acrescentou Borges, elas podem chegar a 100 mil toneladas. “Temos registrado um crescimento anual entre 10% e 15% nas vendas externas.” O principal cliente do Brasil é a Europa, responsável por 70% das importações.
A área de cultivo de maçã é de cerca de 32 mil hectares em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Na safra 2002/03, a produção foi de 748,3 mil toneladas. O setor implantou a Produção Integrada de Maçã (PIM), que prevê a redução do uso de defensivos e maiores cuidados ambientais nos pomares. O Brasil tem cerca de 2.300 produtores de maça, e a cadeia produtiva gera mais de 46 mil empregos diretos.
As empresas brasileiras interessadas em vender maçãs para o mercado canadense precisarão obter licença de importação e certificado fitossanitário, informou Odilson. Os produtores e exportadores que quiserem conhecer a íntegra da instrução devem acessar o seguinte endereço eletrônico: http//www.inspection.gc.ca/english/plaveg/protect/dir/d-03-13e.shtml


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – DIVISÃO DE IMPRENSA
FONES (61) 218-2203/2204/2205 - FAX: 322-2880

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog