AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online

+ LIDAS NA SEMANA

quinta-feira, janeiro 15, 2004

EMBRIÕES DA INDIA JÁ PODEM SER IMPORTADOS

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai permitir, a partir de agora, as importações de embriões para fins genéticos destinados ao melhoramento de raças, da qualidade da carne e do leite. Decreto nesse sentido (nº 4.953) foi publicado hoje (15/01) no Diário Oficial da União, liberando as importações procedentes da continente asiático, especialmente da Índia, que estavam suspensas desde 1964.
Segundo o diretor do Departamento de Defesa Animal do Mapa, João Cavalléro, os serviços veterinários da Índia possuem as condições necessárias à certificação sanitária para a exportação de embriões bovinos e pela viabilidade técnica da importação pelo Brasil. “Os indianos vão obedecer as recomendações contidas na análise de risco realizada por uma missão técnica brasileira que esteve na Índia em 2002”.
Cavalléro explicou que 80% do rebanho brasileiro são formados de animais de raças indianas hoje responsáveis por expressiva parcela e pela qualidade da carne bovina exportada para os diversos mercados. “Esse longo período de impedimento das importações provocou uma situação pouco confortável para o Brasil que se não fosse interrompido poderia provocar degeneração das raças”.
Para evitar desastre dessa ordem – destaca Cavalléro –, é necessário o “refrescamento” do sangue, com a introdução de novas linhagens, o que só é possível com a importação de material de reprodução. “E esse material deve vir de rebanhos melhorados em relação aos nossos plantéis, o que só se obtém a partir da população zebuína da Índia.


Assessoria de Comunicação Social/Divisão de Imprensa
Fone: (61) 218.2203/2204/2005 Fax: (61) 322.2880
E-mail: imprensa@agricultura.gov.br

Nenhum comentário:

+ LIDAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS

Arquivo do blog