A MILÍCIA BOLIVARIANA DO PT

A MILÍCIA BOLIVARIANA DO PT
AgroBrasil - @gricultura Brasileira Online
Ofereci meus ombros. Como escada ele subiu. Abri o caminho para ele passar. Na hora da porrada a cara era a minha. Fui seu irmão seu amigo e companheiro... Um dia encontrou comigo. Me deu um beijo. Virou as costas e partiu. Lembrei de Jesus e as 30 moedas"
Poema do mensaleiro João Paulo Cunha que revela a mágoa em relação ao ex-presidente LULArápio.
"Anos atrás recebi do então governador de Brasília Cristovam Buarque o ‘premio manuel bonfim’, atribuído ao meu livro "Chatô, o rei do Brasil". Já pedi à Marília para localizar a placa de prata. Vou devolver. de golpista não quero nada. Nem prêmio".

Escritor Petralha Fernando Morais

“Que pena que nossos gênios estejam tão obtusos. E tão viciados no aparelhamento. O PT corrompeu mais do que a política, corrompeu a inteligência e o caráter. E aos poucos vão mostrando que a volta da Dilma por mais dois anos, com essa gente, vai embrutecer o País e seguir se apropriando do Estado. Pior que não tem juiz Moro para este tipo de roubo: da inteligência e do caráter. Ele não falou em devolver os dez mil que recebeu do prêmio. Na época eram dez mil dólares. Nem o que ele fazia no governo do Quercia".

Senador Cristovam Buarque

+ LIDAS NA SEMANA

terça-feira, outubro 02, 2018

Embrapa realiza curso sobre processamento de sêmen refrigerado bovino


Tema será discutido na primeira semana de outubro

Foto: Daniel Marinho
Daniel Marinho - Tema será discutido na primeira semana de outubro

Nos dias 04 e 05 de outubro, a Embrapa Pantanal realiza na sede da instituição em Corumbá (MS) um curso sobre o processamento de sêmen refrigerado bovino. "O objetivo do curso é apresentar para os veterinários da região e de outros estados a importância do processamento de coleta, avaliação e refrigeração espermática para que ocorra aumento da prenhez durante a estação de monta, resultando em aumento da eficiência reprodutiva e produtiva". As palavras são da pesquisadora da Embrapa Pantanal Juliana Borges, coordenadora do curso.
De acordo com Juliana, o uso da técnica de refrigeração do sêmen bovino pode aumentar em até 20% as taxas de prenhez em comparação com o uso do sêmen congelado. Para atingir esses resultados, porém, é preciso trabalhar com o processamento correto do material. "Do contrário, corremos o risco de danificar a célula espermática ao invés de refrigerar com eficiência", afirma.
"Temos que fazer uma boa coleta, com higienização. Depois, é preciso avaliar previamente o sêmen para verificar questões como motilidade, vigor, concentração, patologia. Após tudo isso, temos que pensar em como refrigerar, que diluidor utilizar, de que maneira diluir e que concentração usar".
Para discutir o tema, serão realizadas abordagens e discussões de temas baseados em evidências científicas com base nos resultados obtidos pelo projeto + Cria, coordenado pela unidade pantaneira de pesquisa da Embrapa dentro do arranjo + Precoce, liderado pela Embrapa Gado de Corte. Os estudos investigam alternativas para aprimorar a qualidade e aumentar o número dos novilhos precoces produzidos no estado de MS.
"A realização deste curso antes da estação de monta do rebanho de bovinos de corte, que acontece de outubro a fevereiro ou de novembro a março no Pantanal (dependendo da distribuição das chuvas), é fundamental para capacitar e estimular a utilização dessa técnica", descreve Juliana.
O "I Curso de Processamento de Sêmen Refrigerado Bovino" conta com o apoio do Sindicato Rural de Corumbá. Além de Juliana Borges, o curso terá a participação do também pesquisador da Embrapa Pantanal Ériklis Nogueira. Inscrições, dúvidas sobre custos, locais de realização e outras perguntas relacionadas ao curso deverão ser feitas pelo e-mail juliana.borges@embrapa.br .
Serviço - I Curso de Processamento de Sêmen Refrigerado Bovino
Quando: 04 e 05 de outubro
Horário: das 08h às 12h30/ das 12h30 às 18h
Local: Sede da Embrapa Pantanal – rua 21 de setembro, 1.880, bairro N. S. de Fátima e fazenda Primavera (EMA Pantanal) / Corumbá (MS)
Programação:
Teoria
  • Processamento do sêmen bovino, conceito de sêmen fresco, refrigerado, congelado e líquido, importância dos diluidores, concentração e morfologia espermática
Prática
  • Colheita de sêmen via eletroejaculação;
  • Avaliação das características físicas (motilidade, vigor, concentração e patologia);
  • Diluição, refrigeração (e criopreservação) do sêmen bovino;
  • Avaliação do sêmen refrigerado bovino após processamento.
 Dia 04/10 (quinta-feira)
08:00 – 08:30 – Inscrições e recebimento do material
08:30 – 08:50 – Abertura
08:50 – 10:30 – Célula espermática, espermatogênese: espermatocitogênese e espermiogênese
10:30 – 10:45 – Intervalo
10:45 – 12:30 – Função dos diluidores
12:30 – 14:00 – Almoço
14:00 – 16:00 – Processamento do sêmen bovino, conceito de sêmen fresco, refrigerado, congelado e líquido, motilidade, vigor, morfologia e concentração espermática
16:00 – 16:15 – Intervalo
16:15 – 18:00 – Processamento do sêmen bovino, conceito de sêmen fresco, refrigerado, congelado e líquido, motilidade, vigor, morfologia e concentração espermática (continuação)
Dia 05/10 (sexta-feira)
08:00 – 18:00 – Curso prático com coleta, avaliação diluição e refrigeração dos ejaculados na Fazenda Primavera (EMA Pantanal) / Corumbá – MS.

Nicoli Dichoff (Mtb 3252/SC)
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa
pantanal.imprensa@embrapa.br
Telefone: +55 (67) 3234-5879


Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Embrapa Pantanal
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Corumbá/ MS
Telefones: +55 (67) 3234-5879 / +55 (67) 3234-5955 / +55 (67) 3234-5953 | Fax: +55 (67) 3234-5815


Nenhum comentário:

Arquivo do blog